terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jornal da Cidade, 42 Anos

Foto: Jadilson Simões/ Equipe JC

Publicação do Jornal da Cidade.Net, em 26/02/2013

JC 42 anos: Marca do pioneirismo.

Há 42 anos, através destas páginas que desbravavam as ruas e os lares dos seus primeiros leitores, se firmava um contrato de confiança entre o jornalismo responsável e a sociedade sergipana.

Neste 26 de fevereiro de 2013, a equipe do Jornal da Cidade comemora a boda deste diário. Há 42 anos, através destas páginas que desbravavam as ruas e os lares dos seus primeiros leitores, se firmava um contrato de confiança entre o jornalismo responsável e a sociedade sergipana. Contrato este renovado a cada ano, desde o início da longa jornada, em 1971, que trouxe o JC até aqui, como o mais antigo veículo de comunicação impresso em circulação nas bancas do Estado de Sergipe. O fruto da visão empreendedora dos jornalistas Nazário Pimentel e Ivan Valença [que, ainda hoje, é escriba deste Jornal] inovou desde a sua fundação, trazendo ares de modernidade às terras sergipanas, com a utilização das primeiras máquinas offset aqui já vistas.

E para quem pensa que foi fácil, Ivan Valença define como “um drama”, o processo de aprendizado e treinamento da equipe que iria operar aqueles gigantes desconhecidos. “Ninguém aqui sabia o que era offset. Trouxemos da Bahia os novos equipamentos e aqui não havia profissionais que soubessem trabalhar com eles. Precisamos formar um por um. Foi uma mão de obra!”, conta o jornalista. De acordo com ele, antes de fazer o investimento de 150 milhões de cruzeiros nas novas máquinas, a dupla realizou um teste, para assegurar que o Estado comportava um novo Jornal - numa época em que já circulavam o semanário católico ‘A Cruzada’ e os extintos diários ‘Gazeta de Sergipe’ e ‘Diário de Aracaju’. “Foi um sucesso extraordinário, o que nos encorajou a realizar os investimentos”, revela Ivan Valença. Por isso, o JC circulou como semanário durante oito meses, até ser transformado em diário, como continua, ininterruptamente, até os dias de hoje.

Manter um grande jornal em circulação por quase meio século significa enfrentar muitas tempestades, assumir erros e vibrar com acertos. Mesmo diante das intempéries, contudo, o JC se preocupou em manter o esmero, a fim de solidificar uma linha editorial autônoma, pautada na verdade e na ética, que transparecem na seriedade no trato com a notícia. “A verdade, só a verdade, nada mais que a verdade. Esta sempre foi a orientação dada aos editores do Jornal da Cidade pelo saudoso Antônio Carlos Franco e seguida pelos seus filhos, Marcos Franco, Osvaldo Miranda Franco e a matriarca dona Tereza Franco”, lembra Luiz Melo, jornalista da Casa há 23 anos. Para ele, foi este lema que conferiu a credibilidade de que o JC goza ainda hoje, tanto junto aos leitores, quanto aos assinantes e anunciantes.

O Jornal da Cidade leva aos seus leitores, semanalmente, sete editorias diárias (Política, Cidades, Brasil, Internacional, Variedades, Esportes, Opinião) e mais seis suplementos que circulam semanalmente (Veículos, às quintas-feiras; Morar Bem, às sextas-feiras; Municípios, TB, Revista da TV e Turismo, aos domingos). Os colunistas são outra peculiaridade que aproxima o JC dos seus leitores, ao contar-lhes tudo o que precisam saber sobre Sociedade, através da irreverência de Thaís Bezerra, Osmário Santos e Araripe Coutinho; Política, por intermédio das análises de Eugênio Nascimento, Max Augusto e Kátia Santana; Turismo, nas viagens da Acácia Trindade pelos recantos do País; e Cultura, sob o olhar crítico de Suyene Correia; além dos artigos de profissionais renomados.

Com o preciosismo de um ourives, os repórteres do JC tratam o trabalho de apuração da notícia e a qualidade que pode ser conferida na impressão do diário - comparável à dos melhores jornais do Brasil - faz alegria dos anunciantes, sendo obtida por moderna rotativa que reúne, em sua estrutura, quatro unidades de impressão, uma dobradeira e quatro porta-bobinas, com capacidade para produzir 25 mil jornais/hora. O maquinário do Jornal da Cidade é, hoje, o maior do Estado e, após a última reforma, possibilitou aumentar o número de páginas coloridas, valorizando o conteúdo das editorias e enriquecendo o leque de opções de inserção ofertado aos anunciantes.

E seguindo esse caminho, o Jornal da Cidade se empenha na missão de fazer jus ao slogan “O mais completo de Sergipe”, incentivando a cultura, informando a sociedade e participando de cada um dos principais acontecimentos do Estado de Sergipe e do Brasil. E neste aniversário, a equipe do JC parabéns a você, leitor, razão de existência deste Jornal e do trabalho diário de mais de 120 profissionais comprometidos com a sua informação.

Texto e foto reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário