sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jornalista Hélio Fernandes


Destemido e incansável catedrático do jornalismo brasileiro, parabéns! 
Por Daniel Mazola.

Eis um brasileiro de verdade, um monumento a liberdade de imprensa que hoje completa 94 anos. Como sabemos, fãs de carteirinha, estou falando do decano do jornalismo brasileiro, Helio Fernandes, crônica viva dos últimos setenta anos de História.

Helio Fernandes é parte de uma geração de jornalistas militantes do nacionalismo de esquerda, foi derrotado com o golpe militar-empresarial-civil de 1964 e fez da Tribuna da Imprensa sua trincheira de luta para não ficar relegado ao segundo plano.

Tribuna e Hélio se fundem. Sob a batuta do maestro, o jornal sempre esteve associado ás lutas democráticas, jornalismo ético e com compromisso social, e a resistência ao regime totalitarista. Hélio foi preso e excluído da cidadania, mas ressurgiu ainda mais altivo, destemido e incansável merecendo também a definição de jornalista catedrático da democracia brasileira. Está ao lado de grandes nomes como Gonçalves Ledo, Líbero Badaró, Frei Caneca, Barbosa Lima Sobrinho, Rui Barbosa e José do Patrocínio.

Helio Fernandes sempre trabalhou com ética - é um dos grandes sinônimos de integridade e lisura profissional -, com interesse público e dignidade pessoal, e, continua aos 94 anos. Lembro do Dr. Barbosa Lima Sobrinho escrevendo sua coluna no Jornal do Brasil aos 103 anos, mas poucos conseguem chegar tão longe, e com a cabeça ainda mais lúcida pela sabedoria e aprendizado de décadas.

Mesmo após muito sofrimento, pessoal e profissional, o repórter e analista continua preocupadíssimo com os rumos do Brasil, com as demandas da sociedade, que exigem a democratização da mídia e um jornalismo plural, diverso, que represente o povo, seja sensível e atento às lutas e a crítica ao modelo neoliberal. Acompanho as lúcidas análises políticas dessa legenda do jornalismo crítico, desde a década de 80, período de minha adolescência, quando tomei conhecimento que existem várias formas de se tratar a notícia.

Helio Fernandes sempre tratou a informação de forma crítica e independente, expondo e debatendo todas as mazelas do sistema.

Agora tenho a satisfação de dividir espaço, aqui no novo Blog Tribuna da Imprensa online, com quem sempre admirei e me espelhei para ser o jornalista, e pessoa, que sou hoje, fazendo jornalismo com qualidade e compromisso social. Assim como o mestre, entendo que só com direito a informação plural e diversa, poderemos propor e construir uma democracia real e um verdadeiro projeto de nação. Parabéns pelos 94, mestre Helio, que você continue assim mais 1000 anos!

Imagem e texto reproduzidos do blog: tribunadaimprensaonline.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário