terça-feira, 11 de julho de 2017

Registro: Jornal da Cidade completa 44 anos (26/02/2015)

Equipe se baseia na ética com dever de informar com seriedade as necessidades de informação do leitor; notícia de qualidade aparece diariamente nas ruas do Estado.

Profissionais do JC Online buscam atender novo leitor
Fotos: André Moreira/ Equipe JC.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 26/02/2015.

JORNAL DA CIDADE completa 44 anos.

Impresso se consolida como veículo de comunicação de credibilidade e com mais tempo de circulação em Sergipe.

Por: Cristine Britto/ Equipe JC


Hoje, dia 26 de fevereiro (2015), o JORNAL DA CIDADE completa 44 anos de atividades. Mais do que praticar o Jornalismo, este é um veículo que vem atuando no controle e fiscalização do poder. Uma atividade que, pela transmissão de informação, permite aos cidadãos conhecer e argumentar fatos do espaço público e político. Nesta data, o JORNAL DA CIDADE reafirma seu compromisso com a sociedade e se consolida como o veículo com mais tempo de circulação em Sergipe. O JC, como é carinhosamente chamado, orgulha-se de ter construído, ao longo de mais de quatro décadas, uma marca firmada na credibilidade. Esta é a palavra que melhor define o perfil do JORNAL DA CIDADE. E é baseado no trabalho comprometido com a ética e o dever de informar com seriedade que a equipe se renova a cada dia e o JC hoje se firma como maior jornal do Estado, com tiragem de quase 50 mil exemplares por semana.

O slogan do JORNAL DA CIDADE não poderia ser mais adequado. Não há dúvidas de que o JC é “o mais completo de Sergipe”. Seu conteúdo diversificado atinge as diversas necessidades de informação do leitor. Se a procura é por notícia de qualidade, o JORNAL DA CIDADE aparece nas bancas como a melhor e mais completa opção.

O JORNAL DA CIDADE é comandado pelo empresário Marcos Franco e tem na sua superintendência Evando Ferreira e na direção Eugênio Nascimento (Jornalismo), Fernanda Accioly (Administrativa) e Arnildo Ricardo (Comercial).

“O JORNAL DA CIDADE completa 44 anos de bons serviços prestados à sociedade e isso nos agrada bastante. É um jornal que informa e tem boa aceitação em todo o Estado”, destaca o empresário Marcos Franco.

Editorias e suplementos semanais

As diversas editorias são subdivididas em Caderno A, B e C, além dos suplementos semanais. O “Caderno A” traz cobertura econômica e política destacando os principais acontecimentos locais, nacionais e internacionais. O “Caderno B” fala sobre a capital e o interior do Estado, nas áreas de educação, saúde, administração pública e polícia, além da melhor e mais completa cobertura esportiva. Já no “Caderno C” o leitor pode conferir matérias sobre arte e cultura apresentadas com ampla cobertura, através de roteiros, eventos e programação do cinema e TV.

Entre os suplementos semanais, o JC traz o “Caderno de Veículos”, que circula toda quinta-feira, apresentando em primeira mão os lançamentos, curiosidades, entrevistas e reportagens especiais do mercado automobilístico. Já o “Caderno Morar Bem”, que circula nas sextas-feiras, traz vários temas relacionados ao mercado imobiliário, construção civil, arquitetura, decoração e design, ambientes e móveis, entre outros.

O caderno Revista da Cidade, que circula aos domingos, traz temas relacionados à saúde, comportamento e culinária. Domingo ainda é dia do “Caderno Thaís Bezerra”, que é a sociedade sergipana apresentada nas diversas situações. Na edição de domingo, o JORNAL DA CIDADE vem ainda com o suplemento sobre Municípios, que traz matérias e coberturas dos acontecimentos políticos, sociais, culturais e econômicos do interior do Estado.

Com o conteúdo diversificado e as editorias especializadas, o objetivo do JC é atingir o público em suas variadas necessidades. A meta é levar sempre ao leitor o melhor da informação. Com tal postura, o JORNAL DA CIDADE conquista um público fiel e desponta na preferência do leitor do Estado de Sergipe.

Conheça a história do JORNAL DA CIDADE

Foi em dezembro de 1970 que o JORNAL DA CIDADE passou a fazer parte da história da imprensa sergipana, mas somente a partir de fevereiro de 1971 o projeto idealista vingou. Foi então que o jornal passou a circular, inicialmente às segundas-feiras. O público começa então a conhecer o que mais tarde viria a se tornar o maior e mais respeitado jornal a circular no Estado de Sergipe.

A primeira edição do JORNAL DA CIDADE cobriu o período de 1º a 7 de fevereiro de 1971. A publicação trazia em suas páginas a aventura da Apolo 14. A manchete anunciava “A Apolo-14 subiu. Começa a aventura!” e o periódico trazia uma foto histórica. O número circulou restritamente e teve por objetivo auscultar a opinião pública para o lançamento de um jornal semanal, circulando às segundas-feiras. Assim, o JORNAL DA CIDADE surgia para o público sergipano.

As primeiras publicações do jornal informativo tinham formato menor que o atual, com 30cm X 21cm e foi aos poucos ganhando nova forma e credibilidade junto aos leitores. De novembro de 1971 a janeiro de 1972, o jornal seguiu esse padrão, até que ele passou a se tornar um jornal diário.

A mudança mais significativa aconteceu no ano de 1976, quando o pequeno diário, já líder de mercado, ganhou nova linha jornalística, tendo à frente o então senador Augusto Franco. O jornal provocou uma satisfação a mais com seu surgimento, que teve a incumbência de dizer ao Estado de Sergipe, em números criteriosamente pesquisados, a afirmação do progresso e do desprendimento do Estado.

Nos anos 1980, o jornal passou por uma grande revolução gráfica. Mas o grande salto foi dado em 1999. Este foi o início de uma nova fase. A meta era informatizar a redação e a composição do jornal. Em seguida, o veículo adquiriu duas unidades de impressão gráfica, passando pela aquisição de equipamentos de pré-impressão e finalmente passou a ser colorido.

Nos últimos anos, a missão do JORNAL DA CIDADE tem sido de atrair um maior número de leitores, incentivando a cultura, informando a sociedade e participando de todas as reformulações do país e da região. O jornal passou a ser impresso numa máquina rotativa. A estrutura principal é formada por quatro unidades de impressão, uma dobradeira e quatro porta-bobinas. O maquinário possuía capacidade para produzir 25 mil jornais/hora, a maior do Estado.

O investimento fez parte do plano estratégico de expansão. O primeiro ganho foi na agilidade da impressão, associado à redução de custos. A qualidade de impressão do JC hoje é comparável à dos melhores jornais do Brasil. Com essa última reforma, foi possível aumentar o número de páginas coloridas, valorizando o conteúdo de algumas editorias e dando novas opções a seus anunciantes.

‘O mais completo’ investe na necessidade de notícias do leitor sergipano

- Dezembro de 1970 é feito o primeiro exemplar do JORNAL DA CIDADE, o número zero, como teste.

- De 1º a 7 de fevereiro de 1971 circula a primeira edição, semanal, formato tabloide e em preto e branco.

- Em 1976, o JORNAL DA CIDADE ganha nova linha jornalística, tendo à frente o então senador Augusto Franco.

- Em 8 de abril de 1989, o JORNAL DA CIDADE ganha novo parque gráfico, composto por moderno sistema de rotativas, a primeira do Estado. Circula o primeiro JORNAL DA CIDADE formato standard. As edições já eram diárias.

- Na edição do dia 2 de maio de 1999, o JC publica pela primeira vez o jornal em cores. O JC passa também por uma reformulação do seu projeto gráfico, mudando logotipo, tipos e tamanhos, legendas e títulos.
- Em 1° de fevereiro de 2002, o JORNAL DA CIDADE inicia a “era digital”. Toda a equipe passa a contar com um sistema de informatização desde a redação até a impressão das páginas.

- Em 2004 surge o JC online, atendendo à necessidade de um novo público leitor, o internauta.
  
JC também investe na sua versão online

É impossível falar de imprensa hoje e não mencionar as mudanças trazidas com a evolução e popularização do uso da internet. A evolução tecnológica provocou, e ainda provoca, transformações na maneira de fazer jornalismo. E ao invés de repelir e se esquivar dessas mudanças, os meios de comunicação tendem a aproveitar cada vez mais a evolução tecnológica.

A facilidade de propagação de informações vinda com o advento da internet, aliada à nova rotina do indivíduo – o famoso corre-corre diário – fez nascer, e isso não é novidade, um novo consumidor de notícias, o internauta. Foi pensando em se adequar a essas mudanças trazidas com a evolução tecnológica e em abastecer o leitor que procura na web o meio para estar informado que, em 2004, o JORNAL DA CIDADE começou a investir no seu Portal de Notícias, que também é motivo de comemoração neste mês especial para o JORNAL DA CIDADE.

A home page atual do JornaldaCidade.Net é a terceira depois do lançamento. O objetivo das mudanças é disponibilizar cada vez mais informação em um formato cada vez mais leve. A última repaginação do site JC foi realizada no final de 2007. No período de lançamento, o portal que chegou ao mercado atingiu a marca de 250 mil acessos por mês. Se comparado aos dias de hoje, o número de acessos cresceu 40%, saindo de 250 mil para 350 mil visitas diárias.

A principal meta perseguida pela equipe do JC Online é transformar o site em um grande portal de notícias e debates. E a equipe não está longe de cumpri-la. O Portal do JORNAL DA CIDADE já é, para um público considerável, fonte de pesquisa e informação dos acontecimentos do Estado e principais fatos do país e do mundo. Com essa visão, o Portal do JC se fortalece a cada dia como uma nova ferramenta de comunicação, que tem também como objetivo fomentar a interatividade com os leitores.

O JornaldaCidade.Net traz também as enquetes, que desde a última repaginação do site se multiplicaram e estão vinculadas a diferentes editorias. Desse modo, o leitor pode opinar sobre assuntos importantes. O internauta pode ainda participar da sessão Promoções e concorrer a ingressos para as festas e os shows mais badalados da cidade.

Pensando em atrair cada vez mais a atenção do usuário, diariamente novos artigos de todos os colunistas estão no ar, à disposição do leitor/internauta. Da mesma forma, novas matérias e entrevistas realizadas pela equipe de redação do JORNAL DA CIDADE Online também são disponibilizadas minuto a minuto. Além de acessar, ler e indicar a matéria para outros internautas, os leitores podem ainda comentar os fatos, transformando a matéria em uma fonte de debate e discussão na web.

Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário