domingo, 17 de dezembro de 2017

Editorial: Jornal da Cidade, 45 anos



Texto publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 26/02/2016 

EDITORIAL: 45 anos

O JC está comemorando hoje 45 anos, desde aquele distante 1971, quando chegou às bancas pela primeira vez e inaugurou uma nova era na imprensa.

A Aventura Começa. Naquele 26 de fevereiro de 1971, esta era a manchete principal de um novo jornal que chegava às bancas em Aracaju. O JORNAL DA CIDADE inaugurava na imprensa local um novo formato, o tabloide, e como veículo impresso, era apenas uma aventura que tinha que dar certo.

Gestado por dois profissionais competentes nos seus respectivos setores – o publicitário Nazário Ramos Pimentel, dono da agência de publicidade Pimentel Promoções e Publicidade; e Ivan Valença, vindo da “Gazeta de Sergipe” –, o jornal conseguiu, logo nas primeiras semanas, vencer a resistência dos leitores sergipanos, sempre refratário às novidades impressas e tornou-se logo líder de vendas diretas ao consumidor.

Em menos de um ano, o JORNAL DA CIDADE investiu num excelente corpo de repórteres, articulistas, diagramadores (coisa desconhecida até então na imprensa sergipana) e confiou, principalmente, na argúcia dos leitores, sem vincular-se a partido algum, a não ser o “partido do povo sergipano”.

As grandes causas foram defendidas em nossas colunas, porque, de certa forma, era isso o que o povo queria: a defesa dos minérios sergipanos, do petróleo explorado pela Petrobras, a construção de um porto em Sergipe, a melhoria dos fornecimentos de água e energia elétrica, para que as novas indústrias que aqui chegavam pudessem investir com tranquilidade, sem ameaça à falta de insumos básicos.

Em pouco tempo, o JORNAL DA CIDADE já se identificava como o que o povo sergipano queria e, principalmente, era parceiro do desenvolvimento da indústria e do comércio de Sergipe. Tudo isso só melhorou quando o empresário e governador de Sergipe Augusto do Prado Franco comprou o veículo e deu-lhe mais dinamicidade.

Nunca faltou ao JORNAL DA CIDADE a credibilidade que hoje ainda dispõe. As grandes lutas para livrar Sergipe do atraso econômico continuaram e o veículo gozou sempre da preferência popular.

Tanto em seus textos jornalísticos como em suas colunas opinativas, e principalmente nos seus editoriais, o JORNAL DA CIDADE sempre se identificou com o povo e as causas sergipanas. Os interesses de Sergipe e do povo sergipano inspiraram obras primas em suas páginas vibrantes e coloridas pela independência política a qualquer custo.

Ainda na primeira fase do jornal, a independência política foi a tônica predominante. Quando passou às mãos do Dr. Augusto Franco, o jornal ganhou em agilidade. Com o seu filho, Dr. Antônio Carlos Franco, o JORNAL DA CIDADE incorporou a independência como “leit motiv” para continuar a servir o povo sergipano.

Agora, obedecendo a direção dos empresários Marcos Franco e Osvaldo Franco, além da Sra. Tereza Franco, o JORNAL DA CIDADE procura respeitar o dístico do filósofo francês Beaumarchais que há algum tempo ostenta na primeira página deste veículo: “Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero”.

A subserviência passa distante do JORNAL DA CIDADE, que abriga, ainda hoje, os melhores profissionais da imprensa sergipana. Nesta edição, o leitor vai conhecer a história do jornal e quem, afinal, são aqueles que preparam as edições diárias.

Estas se tornam possível com amplo noticiário local, nacional e internacional, graças principalmente ao apoio dos leitores e dos seus familiares. São 45 anos de lutas e, sem falsa modéstia, de vitórias perante leitores qualificados.

Texto reproduzido do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário