sábado, 16 de dezembro de 2017

Os 11 anos do "Jornal do Dia"


Os 11 anos do JD.

Há mais de uma década, com o fechamento da Gazeta de Sergipe, um grupo de jornalistas começou a discutir a viabilidade de criar um novo jornal mediante a lacuna deixada na imprensa escrita de Sergipe com o fechamento do jornal mais tradicional do Estado, fundado por Orlando Dantas.

Foram várias reuniões de viabilidade do novo projeto, que seria um grande desafio para quatro jornalistas: Elenilton Pereira, Gilvan Manoel, André Barros e Rita Oliveira. Isso porque a grande maioria dos veículos de comunicação de Sergipe pertence a grandes empresários e políticos.

O projeto de um jornal diário saiu do papel e tornou-se realidade em 11 de janeiro de 2005. Nas bancas, não faltaram especulações de que o novo jornal era do empresário A, do político B. Poucos acreditavam que o Jornal do Dia era de jornalistas que sonhavam com uma imprensa livre e com compromisso com a verdade.

Com grandes profissionais em seus quadros, muitos oriundos da Gazeta de Sergipe, o jornal vingou mesmo não tendo faltado quem trabalhasse para o seu fechamento. Quem mais atuou nessa direção foram aqueles que estavam no poder quando o jornal dava os primeiros passos com a circulação diária e venda nas bancas.

A ação mesquinha e de quem não aceita uma imprensa livre não prosperou. Neste fim de semana o Jornal do Dia comemora 11 anos de fundado. Ele completa mais um ano vencendo o grande desafio de levar as informações diárias aos seus milhares de leitores com ética, respeito ao cidadão e a própria notícia, sem sensacionalismo.

Todos os dias o Jornal do Dia se encontra nas bancas e nas residências dos assinantes levando a notícia de Sergipe e do país, e as colunas de grandes jornalistas baluartes da imprensa sergipana como Gilvan Manoel e Luiz Eduardo Costa. Assim como a opinião de vários leitores e profissionais renomados.

Com o seu nome consolidado o grande desafio agora do Jornal do Dia é superar essa crise econômica que assola o país e continuar sendo uma opção de leitura diária do povo sergipano.

Se depender da garra do diretor Elenilton Pereira e do editor Gilvan Manoel, que carregam o jornal nas costas, além de todos os que fazem o Jornal do Dia, esse novo desafio será vencido por mais alguns anos.

Texto e imagem reproduzidos do site: politicaemfoco.net.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário