segunda-feira, 18 de junho de 2018

A enciclopédia do futebol

Imagem reproduzida do site a8se.com/tv-atalaia e  postada 
pelo blog "Meio Impresso", para ilustrar o presente artigo. 

Texto publicado originalmente no site Alô News, em 15/06/2018

A enciclopédia do futebol

Por Ivan Valença *

Nestes dias de Copa do Mundo sempre me vem a lembrança daquele que foi pra mim o símbolo do futebol, como esporte muito querido no Brasil e no resto do mundo. Não deixa de vir a minha lembrança um professor, jornalista, arquivista de primeira linha. Refiro-me a Francisco Viana Filho, mas todos o tratavam por Tito. Ex-professor na Escola Industrial quando está ainda funcionava no centro da cidade.

Mas o que ele gostava de ser mesmo era jornalista e o arquivista que esclarecia todas as dúvidas de torcedores que o procuravam para tirar suas dúvidas. Tito parecia ser uma máquina ambulante. Tinha as respostas na ponta da língua, não importando que a pergunta fosse de “cabo de esquadra”, ou seja, bem difícil mesmo. Nunca o vi pedindo um tempo para pesquisar para oferecer a resposta certa.  Vi, por uma ou duas vezes somente, ele dizer que não tinha a resposta naquele momento. No outro dia voltava com a resposta fundamentada através de dados até do século passado.

Ele morava na Rua de Capela, entre a Rua Laranjeiras e a Rua de Propriá. A casa ainda existe, só não sei onde foi parar o monumental arquivo de Tito, composto de jornais, livros, revistas e gravações de gols importantes de muitos clubes sergipanos, alguns do Nordeste, mas principalmente, da Seleção brasileira.

Um belo dia ele organizou um torneio de jogos de botão. Na mesa que foi preparada por ele, haviam doze concorrentes que não pagavam nada para entrar na casa dele ou participar do campeonato. Em compensação, também não havia premiação ao final do campeonato. Meu dileto amigo, Simões Filho, que morava quase vizinho a mim na Rua de Laranjeiras, foi quem me levou a conhecer Tito. Ele por seu turno me incentivou a criar o arquivo de cinema que ainda disponho e organizo. Tito era de um bom humor incalculável. De tudo extraia uma historinha curiosa, engraçada, arrancando risadas de quem estava prestes a ouvi-lo.

Quando chegava a redação da “Gazeta de Sergipe” era obrigado a desfiar muitas piadas para acalmar os queridos coleguinhas. Em épocas de Copa do Mundo a casa de Tito virava um verdadeiro estádio de futebol, inclusive com muitas torcidas.
__________________

* Colunista do Portal Alô News - Ponto de Vista

Texto reproduzido do site: alonews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário