sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Projeto digitalizará 100 anos de história do Diário Oficial

Coordenador técnico da hemeroteca da Segrase Wallace Douglas (crachá)
 entre alunos participantes do projeto (Foto: Unit)

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 7 de fevereiro de 2019  

Projeto digitalizará 100 anos de história mantida pelo Diário Oficial

Graças à parceria firmada entre a Universidade Tiradentes (Unit) e a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Estado será o primeiro no país a possuir todo seu acervo digitalizado: 100 anos de edições do Diário Oficial de Sergipe.

Trata-se do Projeto Hemeroteca, desenvolvido por alunos e professores do curso de Ciências da Computação da Unit e equipe técnica da Segrase. Iniciada em ordem inversa (dos dias atuais para os anos anteriores), a iniciativa consiste na digitalização de todo o acervo impresso produzido pelo Diário Oficial nos últimos 100 anos.

Em um ano e quatro meses de trabalho, dez anos de edições já foram digitalizadas. De acordo com o coordenador do grupo de pesquisa, professor Fábio Gomes, a estimativa é que o projeto dure três anos. “Firmamos a parceria em agosto de 2017, mas pelo volume documental, teremos de ter mais algum tempo. Nossa previsão é completar tudo em no máximo oito anos”, explica professor Fábio Gomes.

Por meio deste projeto, os alunos têm podido aliar a teoria do que aprendem em sala de aula na universidade, com a prática e vivência em uma instituição tão relevante para a história e cultura de Sergipe. “O projeto é relevante não apenas pelo fato do aprendizado técnico em si, mas pela oportunidade de contribuir com a preservação da memória. Afinal, vivemos a fase de transição do papel para o digital”, avalia o concludente em Ciências da Computação, Efraim Santana Leite Filho.

O coordenador técnico da hemeroteca da Segrase, Wallace Douglas acredita que será facilitado o acesso do público às informações disponibilizadas no Diário Oficial. “A maioria do público que busca o documento são acadêmicos ou servidores públicos. A digitalização possibilitará que as informações também cheguem até algumas pessoas que antes não tinham este acesso”, finaliza.

Projeto Hemeroteca

O projeto serve de referência para os demais órgãos públicos. “Além da digitalização, desenvolveremos o portal que o acervo será disponibilizado para acesso público e promoveremos melhoria em ferramentas”, explica professor Fábio Gomes.

A Segrase oferece três bolsas para alunos que devem ser dos cursos de Computação da Unit, possuir conhecimentos básicos e participar das pesquisas do grupo. Este ano, dois alunos se formarão e serão abertas duas novas vagas.

Atualmente, o Diário Oficial pode ser acessado pelo site da Segrase em formato PDF, mas somente as publicações a partir do ano de 2012 estão disponíveis. A expectativa é que com esta parceria, todas as edições sejam disponibilizadas à população.

Fonte: UNIT

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário