Momento marcante: após a vitória para o governo do Estado,
em 2006, Déda visitou o JD, onde foi recebido por Elenilton e Gilvan Manoel.
O jornalista Elenilton Pereira: diretor geral.
O jornalista Gilvan Manoel: editor chefe.
Publicado originalmente no site Jornal do Dia Online, em
31/01/2015.
JD foi criado em momento crucial da política sergipana.
O Estado de Sergipe passava por um momento histórico de
transição política e social em meados dos anos 2000 quando a população
sergipana clamava por amplitude das informações. O desejo que predominava na
conjuntura da época, era que as informações pudessem chegar de forma mais
coerente nos quatro cantos da menor unidade federativa do país. Símbolo da
liberdade de expressão desde o fim da ditadura militar, em 1985, período na
qual a Constituição Federal foi criada no Brasil, o jornalismo impresso
representa para todos a extensão de pleitos populares que possam resultar em
benefícios coletivos. Foi justamente pensando nessa contribuição para o
desenvolvimento de práticas democráticas, principalmente nos meios de
comunicação, que em janeiro de 2005 foi criado o JORNAL DO DIA.
Idealizado pelos jornalistas Elenilton Pereira e Gilvan
Manoel, há exatos dez anos chegava pela primeira vez nas bancas, o caçula da
imprensa sergipana. Moderno e com diagramação inovadora, o JORNAL DO DIA logo
passou a ser procurado por leitores que desejavam apreciar de forma rápida e
eficiente as matérias que relatavam os principais fatos da capital e interior.
Independente, sem nenhum vínculo com partidos políticos ou
grupos empresarias, o diário já nasceu com "DNA" diferente da mídia até
então estabelecida, onde sempre quem comandava as empresas jornalísticas eram
os caciques da política ou então poderosos grupos econômicos ou ainda as duas
alternativas juntas. No novo veículo de comunicação o comando até hoje continua
nas mãos dos dois jornalistas, Elenilton Pereira e Gilvan Manoel.
"Foca" na idade, porém rico no conteúdo, hoje o
jornal é considerado um dos mais importantes meios de comunicação do povo
sergipano. "A ideia sempre foi apresentar um produto comunicativo
inovador, com grande qualidade profissional e que agradasse aos nossos clientes
que buscam o jornal para ficar bem informado todos os dias. Fico satisfeito
quando alguém me aborda e pergunta se sou eu quem faz o JORNAL DO DIA. Tenho
orgulho de dizer que eu ajudo a fazer, temos lá uma grande equipe que trabalha
de forma ética e coletiva", afirmou.
Em dez anos de atuação, parceiros publicitários têm se
multiplicado e Elenilton Pereira não hesitou em agradecer pela confiança de
empresas de vários segmentos que atuam no Estado. "O que faz um jornal ter
parceiros é a credibilidade, a circulação que ele tem e o modo de se comportar
no mercado. Ficamos felizes com a confiança que todos depositam no jornal e nós
só temos que agradecer", declarou.
A história - Apesar de ter sido fundado no início de 2005, a
ideia de criar uma empresa de comunicação já povoava a cabeça de profissionais
egressos do Jornal de Sergipe e da Gazeta de Sergipe, que, em menos de dez anos
saíram de circulação, fecharam as portas, depois de enfrentarem anos a fio,
diversos problemas financeiros e de gerenciamento, deixando dezenas de
profissionais da área, jornalistas na maioria, desempregados.
Preocupados em abrir portas para jornalistas que estavam sem
condições de exercer a prática profissional, Elenilton e Gilvan decidiram unir
as ideias e pô-las em prática. "Nós somos contemporâneos em vários
aspectos, inclusive de profissão, na idade e nas ideias. Por um período passei
por estudos intensivos de como se produzia um jornal e Gilvan se
profissionalizava ainda mais dentro da redação da Gazeta de Sergipe. Isso
permitiu para que em pouco tempo o JORNAL DO DIA começasse a sua veiculação
diária. Foi um período difícil, conturbado, mas nossos ideais finalmente
acabaram saindo da teoria e passando para a prática", disse Elenilton.
De forma paralela a experiência de Gilvan Manoel na prática
diária do jornalismo impresso, Elenilton, entre os anos de 1997 e 2003, já
proprietário da Textopronto Gráfica e Editora, intensificou os estudos quanto a
composição produtiva de um jornal a fim de contribuir de forma mais
participativa na fundação e desenvolvimento do JORNAL DO DIA. "Tenho
conhecimento do jornalismo porque nunca fiz outra coisa. Estive em redações de
grandes jornais aqui em Aracaju e passei por várias editorias. Mas também tive sorte porque nunca gostei de
ficar parado e passei a aprender e a fazer tudo dentro dos jornais em que
trabalhei e isso me levou ao ramo da produção gráfica".
Graduado em Comunicação Social, com habilitação em
jornalismo pela Universidade Tiradentes, Elenilton Pereira também estudou
Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e
certamente vem dessas experiências a sua capacidade de aplicar fundamentos
teóricos adquiridos nas aulas universitárias para que as duas empresas que hoje
dirige passassem a trilhar rumos de sucesso mesmo com um mercado rico em
armadilhas.
Apaixonado por desafios na vida profissional e disposto a
arriscar nos investimentos empresariais, o diretor geral do jornal disse não
ter se intimidado com a perspectiva do fim anunciado dos veículos de mídia
impressa, em contraposição à crescente e avassaladora presença da internet.
Para ele, o debate quanto a extinção dos jornais é vago, e citou exemplos:
"Há dez anos o cenário era que fecharia todo mundo, todos os jornais
fechariam. Eu nunca acreditei nisso e veja o porquê. Quando o rádio surgiu, a
primeira história era que o jornal iria acabar; mais tarde quando a televisão
foi criada diziam que ela (a televisão) iria acabar os jornais e as rádios;
agora a internet se encarregaria de exterminar todos: jornais, rádios e
televisão. Imagino que daqui a cem ou duzentos anos surgirá uma nova tecnologia
que a princípio prometerá, também,
riscar das vidas das pessoas os jornais, o rádio, a televisão e a
internet", preconiza Elenilton.
Novos horizontes - Entendendo o poder e o alcance da nova
ferramenta e o notório desenvolvimento mundial do sistema virtual e das novas
tecnologias, uma das alternativas adotada pela direção do jornal foi lançar em
2012 o portal de informações Jornal do Dia On Line. Esta medida ajudou a
ampliar a divulgação das milhares de notícias produzidas pela equipe de
jornalismo do Dia a cada ano de veiculação.
Ao leitor - Ao concluir a entrevista dedicada a edição de
dez anos, Elenilton Pereira definiu o perfil do leitor do Jornal do Dia e
reafirmou o compromisso social em apresentar sempre matérias que contribuam com
o enriquecimento intelectual dos sergipanos. A meta para as próximas décadas
segue semelhante à daqueles dias lá atrás,
de janeiro de 2005. "As pessoas gostam de ler boas histórias e é
isso que temos que fazer. Nós temos no jornal pessoas que contam bem histórias
e trabalham aqui com extrema dedicação porque gostam daquilo que fazem, isso
acaba resultando em histórias/matérias bem elaboradas, bem contadas e bem
escritas. Infelizmente, nem sempre as histórias são boas, mas o nosso papel é
continuar relatando todos os fatos que tenham relevância. Agradecemos a todos
os leitores e esperamos que continuem lendo o Jornal do Dia", pontuou.
Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br
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