sábado, 31 de janeiro de 2015

10 Anos do "Jornal do Dia", de Aracaju/SE.

Momento marcante: após a vitória para o governo do Estado,
em 2006, Déda visitou o JD, onde foi recebido por Elenilton e Gilvan Manoel.

O jornalista Elenilton Pereira: diretor geral.

O jornalista Gilvan Manoel: editor chefe.

Publicado originalmente no site Jornal do Dia Online, em 31/01/2015.

JD foi criado em momento crucial da política sergipana.

O Estado de Sergipe passava por um momento histórico de transição política e social em meados dos anos 2000 quando a população sergipana clamava por amplitude das informações. O desejo que predominava na conjuntura da época, era que as informações pudessem chegar de forma mais coerente nos quatro cantos da menor unidade federativa do país. Símbolo da liberdade de expressão desde o fim da ditadura militar, em 1985, período na qual a Constituição Federal foi criada no Brasil, o jornalismo impresso representa para todos a extensão de pleitos populares que possam resultar em benefícios coletivos. Foi justamente pensando nessa contribuição para o desenvolvimento de práticas democráticas, principalmente nos meios de comunicação, que em janeiro de 2005 foi criado o JORNAL DO DIA.

Idealizado pelos jornalistas Elenilton Pereira e Gilvan Manoel, há exatos dez anos chegava pela primeira vez nas bancas, o caçula da imprensa sergipana. Moderno e com diagramação inovadora, o JORNAL DO DIA logo passou a ser procurado por leitores que desejavam apreciar de forma rápida e eficiente as matérias que relatavam os principais fatos da capital e interior.

Independente, sem nenhum vínculo com partidos políticos ou grupos empresarias, o diário já nasceu com "DNA" diferente da mídia até então estabelecida, onde sempre quem comandava as empresas jornalísticas eram os caciques da política ou então poderosos grupos econômicos ou ainda as duas alternativas juntas. No novo veículo de comunicação o comando até hoje continua nas mãos dos dois jornalistas, Elenilton Pereira e Gilvan Manoel.

"Foca" na idade, porém rico no conteúdo, hoje o jornal é considerado um dos mais importantes meios de comunicação do povo sergipano. "A ideia sempre foi apresentar um produto comunicativo inovador, com grande qualidade profissional e que agradasse aos nossos clientes que buscam o jornal para ficar bem informado todos os dias. Fico satisfeito quando alguém me aborda e pergunta se sou eu quem faz o JORNAL DO DIA. Tenho orgulho de dizer que eu ajudo a fazer, temos lá uma grande equipe que trabalha de forma ética e coletiva", afirmou.

Em dez anos de atuação, parceiros publicitários têm se multiplicado e Elenilton Pereira não hesitou em agradecer pela confiança de empresas de vários segmentos que atuam no Estado. "O que faz um jornal ter parceiros é a credibilidade, a circulação que ele tem e o modo de se comportar no mercado. Ficamos felizes com a confiança que todos depositam no jornal e nós só temos que agradecer", declarou.

A história - Apesar de ter sido fundado no início de 2005, a ideia de criar uma empresa de comunicação já povoava a cabeça de profissionais egressos do Jornal de Sergipe e da Gazeta de Sergipe, que, em menos de dez anos saíram de circulação, fecharam as portas, depois de enfrentarem anos a fio, diversos problemas financeiros e de gerenciamento, deixando dezenas de profissionais da área, jornalistas na maioria, desempregados.

Preocupados em abrir portas para jornalistas que estavam sem condições de exercer a prática profissional, Elenilton e Gilvan decidiram unir as ideias e pô-las em prática. "Nós somos contemporâneos em vários aspectos, inclusive de profissão, na idade e nas ideias. Por um período passei por estudos intensivos de como se produzia um jornal e Gilvan se profissionalizava ainda mais dentro da redação da Gazeta de Sergipe. Isso permitiu para que em pouco tempo o JORNAL DO DIA começasse a sua veiculação diária. Foi um período difícil, conturbado, mas nossos ideais finalmente acabaram saindo da teoria e passando para a prática", disse Elenilton.

De forma paralela a experiência de Gilvan Manoel na prática diária do jornalismo impresso, Elenilton, entre os anos de 1997 e 2003, já proprietário da Textopronto Gráfica e Editora, intensificou os estudos quanto a composição produtiva de um jornal a fim de contribuir de forma mais participativa na fundação e desenvolvimento do JORNAL DO DIA. "Tenho conhecimento do jornalismo porque nunca fiz outra coisa. Estive em redações de grandes jornais aqui em Aracaju e passei por várias editorias.  Mas também tive sorte porque nunca gostei de ficar parado e passei a aprender e a fazer tudo dentro dos jornais em que trabalhei e isso me levou ao ramo da produção gráfica".

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo pela Universidade Tiradentes, Elenilton Pereira também estudou Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe (UFS), e certamente vem dessas experiências a sua capacidade de aplicar fundamentos teóricos adquiridos nas aulas universitárias para que as duas empresas que hoje dirige passassem a trilhar rumos de sucesso mesmo com um mercado rico em armadilhas.

Apaixonado por desafios na vida profissional e disposto a arriscar nos investimentos empresariais, o diretor geral do jornal disse não ter se intimidado com a perspectiva do fim anunciado dos veículos de mídia impressa, em contraposição à crescente e avassaladora presença da internet. Para ele, o debate quanto a extinção dos jornais é vago, e citou exemplos: "Há dez anos o cenário era que fecharia todo mundo, todos os jornais fechariam. Eu nunca acreditei nisso e veja o porquê. Quando o rádio surgiu, a primeira história era que o jornal iria acabar; mais tarde quando a televisão foi criada diziam que ela (a televisão) iria acabar os jornais e as rádios; agora a internet se encarregaria de exterminar todos: jornais, rádios e televisão. Imagino que daqui a cem ou duzentos anos surgirá uma nova tecnologia que a princípio prometerá, também,  riscar das vidas das pessoas os jornais, o rádio, a televisão e a internet", preconiza Elenilton.

Novos horizontes - Entendendo o poder e o alcance da nova ferramenta e o notório desenvolvimento mundial do sistema virtual e das novas tecnologias, uma das alternativas adotada pela direção do jornal foi lançar em 2012 o portal de informações Jornal do Dia On Line. Esta medida ajudou a ampliar a divulgação das milhares de notícias produzidas pela equipe de jornalismo do Dia a cada ano de veiculação.

Ao leitor - Ao concluir a entrevista dedicada a edição de dez anos, Elenilton Pereira definiu o perfil do leitor do Jornal do Dia e reafirmou o compromisso social em apresentar sempre matérias que contribuam com o enriquecimento intelectual dos sergipanos. A meta para as próximas décadas segue semelhante à daqueles dias lá atrás,  de janeiro de 2005. "As pessoas gostam de ler boas histórias e é isso que temos que fazer. Nós temos no jornal pessoas que contam bem histórias e trabalham aqui com extrema dedicação porque gostam daquilo que fazem, isso acaba resultando em histórias/matérias bem elaboradas, bem contadas e bem escritas. Infelizmente, nem sempre as histórias são boas, mas o nosso papel é continuar relatando todos os fatos que tenham relevância. Agradecemos a todos os leitores e esperamos que continuem lendo o Jornal do Dia", pontuou.

Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário