domingo, 1 de fevereiro de 2015

Personalidades destacam a importância do JD para Sergipe


Jackson Barreto.

 Sales Neto.

 Jorge Carvalho.

 Washington Teixeira.

Carlos Cauê.

Publicado originalmente no site Jornal do Dia Online, em 31/01/2015.

Personalidades destacam a importância do JD para o Estado de Sergipe.

Por Milton Alves Júnior.
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br

Fundado em janeiro de 2005, o JORNAL DO DIA se transformou rapidamente num dos mais importantes veículos de comunicação do Estado. Criado por jornalistas que acabaram se transformando em empresários, o jornal não tem vínculos políticos ou com grupos empresariais. Com 10 anos de fundação e circulação ininterrupta, leitores ilustres comemoram o aniversário do jornal.

JACKSON BARRETO - Leitor assíduo, o governador Jackson Barreto de Lima disse ter acompanhado todo o processo de criação deste veículo. Para ele, o JORNAL DO DIA apresenta novidades diárias que 'hipnotizam' os leitores. "Parece que foi ontem. O JD tem cumprido muito bem a sua missão, porque além de democratizar a informação se transformou em um instrumento em nome da verdade, em nome da diferença e da competência daqueles que comandam. Eu fico muito feliz com a existência deste jornal porque eu sei o quanto de serviço ele presta para a nossa sociedade", declarou.
 "Eu preciso parabenizar principalmente os jornalistas Elenilton Pereira, Gilvan Manoel e a Rita de Oliveira pela história de competência e profissionalismo e as ótimas informações diárias, e aos domingos eu não perco os artigos de Luís Eduardo Costa. Nós temos que agradecer a todos os profissionais que atuam com dignidade e profissionalismo, pois não fosse assim não chegariam aos primeiros dez anos de fundação", completou.
Sobre a história do jornal e sua importância para a sociedade, o governador disse ser grato pelas demonstrações constantes de imparcialidade e transparência em todas as publicações realizadas. "Às vezes, quando falo do JORNAL DO DIA, eu digo 'graças a Deus que ele existe'. Sou leitor dos demais jornais, que também prestam um grande serviço, mas o DIA tem uma forma diferenciada e especial de trabalhar e contar as histórias. Parabenizo a todos, e que a gente possa comemorar 20, 30, 40 anos de bom jornalismo. O JD é bom para Sergipe, bom para o nosso povo que fica bem informado. É um jornal que tem a marca da seriedade, da verdade e de uma vinculação permanente com a sociedade", pontuou.

ALBANO FRANCO - O empresário e ex-governador Albano Franco acha que num momento de comunicação instantânea, é muito importante e difícil a manutenção de um jornal impresso. "Eu parabenizo e felicito os que fazem o JORNAL DO DIA, quando se comemora 10 anos hoje de sua existência. O DIA tem se mantido com equilíbrio e responsabilidade, possui um dos melhores quadros de jornalistas de Sergipe", declarou..

SALES NETO - Na opinião do jornalista Sales Neto, secretario de Estado da Comunicação, o JD tem colaborado para a pluralidade da informação, dentro de um contexto ético e de respeito aos leitores. Para o gestor, o jornal diário ajuda aos sergipanos a estudar as notícias e formar opiniões. "Ele ajuda a decifrar os assuntos que permeiam nosso dia a dia. Essa é uma das mais importantes contribuições de vocês que fazem este veículo tão respeitado e de credibilidade. O JORNAL DO DIA veio trazer um viés democrático, onde as páginas estão abertas para opiniões diversificadas. Quando abrimos o jornal nos deparamos com fatos apresentados de vários ângulos da notícia desenvolvida por pessoas e grupos preocupados em retransmitir a verdade. É um jornal que faz bem para Sergipe e para a democracia".

JORGE CARVALHO - Para o secretário de estado da Educação, professor Jorge Carvalho do Nascimento, o JD marca época na história sergipana. "O JORNAL DO DIA foi a novidade mais importante que apareceu na mídia impressa de Sergipe agora no início do século XXI. Um jornal moderno com um conteúdo atualizado e que fala uma linguagem contemporânea. É notório que, com a internet e das redes sociais, é difícil manter um jornal impresso, mas o JD provou que chegou com esta novidade e capacidade para inovar", afirmou.

JORNALEIROS - O empresário Washington Teixeira Costa, proprietário de um ponto de banca de jornais e revistas na Avenida Hermes Fontes, em Aracaju, ficou surpreso com a comemoração de dez anos. "Eu vi nascer esse menino da comunicação impressa. Posso dizer que tive a satisfação de vê-lo ser inaugurado e ao longo desses dez anos ter criado um público leitor fiel que se interessa em ler todas as páginas. O segredo foi acreditar nos sonhos e implantar com garra este jornal diferenciado. Fico feliz por essa comemoração e desejo muitos anos pela frente", disse.

LUCIANO BARRETO - Para o empresário Luciano Barreto, presidente do Sindicato da Construção Civil do Estado (Sinduscon) e diretor da Construtora Celi, a história do JORNAL DO DIA  é semelhante a do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), que ajuda na formação profissional dos jovens sergipanos. O empresário enalteceu a parceria formada ao longo da última década e aproveitou para fazer um comparativo de forma positiva entre o ILBJ e o JD.
"Eu sou leitor diário e a idade do jornal é quase igual a do instituto, e tanto nós acompanhamos a trajetória do jornal, como também vocês estão sempre acompanhando a nossa. É um jornal independente que possui uma equipe de profissionais do mais alto gabarito e que sem dúvida nenhuma faz da imprensa sergipana um meio de comunicação a favor da notícia, da realidade e acima de tudo do conhecimento geral. Esperamos que daqui a 10 anos possamos estar juntos novamente para comemorarmos mais uma década de ação social e informações com credibilidade", ressaltou.

BANCÁRIOS - Para a presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB), Ivânia Pereira, independente da intensidade dos pleitos protagonizados entre os servidores bancários e banqueiros, o veículo se mostra de portas abertas para expor os pensamentos da categoria. "Mais próximo das nossas lutas, o JD não se curva aos interesses publicitários e essa é a mais representativa qualidade. É perceptível como são publicadas as opiniões dos movimentos sindicais como os mais diversos assuntos da política social e cultural do Estado. Esse é o papel que toda a mídia deveria seguir, mas infelizmente a maioria não atua como o JORNAL DO DIA", destacou.

CARLOS CAUÊ - Jornalista, publicitário e ex-secretário de Estado de Comunicação, Carlos Cauê lembra que acompanhou o processo de nascimento do Jornal do Dia através do entusiasmo de seus diretores, Gilvan Manoel e Elenilton Pereira. "Ambos estavam vividamente envolvidos com a ideia de fundar e manter um novo diário em Sergipe. Como cidadão, vi os primeiros números saírem e sua circulação tornar-se uma realidade no quotidiano de nossa imprensa. Depois, como secretário de comunicação da Prefeitura de Aracaju, durante três anos, na gestão de Edvaldo Nogueira, e mais tarde como secretário de comunicação do Governo do estado, durante cinco anos, nas gestões de Déda e Jackson, pude acompanhar de perto o valor do JD, seu compromisso com a informação, sua coragem e, na verdade, a concretização do sonho dos seus idealizadores. Vê-lo chegar aos seus 10 anos de existência é antes de mais nada um atestado de competência destes senhores e uma saudável constatação do poder do jornalismo sério em Sergipe. Parabéns à toda equipe do Jornal do Dia".

REINALDO MOURA - O ex-deputado e conselheiro aposentado, radialista Reinaldo Moura, enalteceu as principais características do JD. "O jornal veio no momento certo para dar equilíbrio no âmbito político. É independente, ao contrario dos demais jornais diários. Todos os atos éticos adotados pelo jornal em meados dos anos 2000 continuam sendo respeitados por seus diretores e repórteres que constroem este veículo de comunicação tão importante para todos nós. Seja no TCE, como parlamentar ou presidente do Club Sportivo Sergipe, o Jornal do Dia sempre nos atendeu muito bem", afirmou.

LAÉRCIO OLIVEIRA - Para o setor lojista o JORNAL DO DIA também tem se tornado parceiro, conforme avaliação feita pelo presidente da Federação do Comércio do Estado de Sergipe (Fecomercio), deputado federal Laércio Oliveira. "Fico muito feliz em ver o JD comemorar dez anos. Esse importante periódico completa uma década trazendo a informação com qualidade, destreza, inteligência e agilidade. O JD é um orgulho para Sergipe pelo brilhantismo dos seus profissionais, focados em produzir notícia com a marca da verdade e da democracia. Que estes dez anos se repitam várias vezes".

SINTESE - A presidente do Sintese, professora Ângela Melo, agradece ao JD por divulgar os fatos como eles realmente acontecem. "O JORNAL DO DIA tem cumprido um papel importante porque não aceitam e nem favorece grupo A, B ou C. O JD simplesmente atua com compromisso social e age conforme as regras éticas do jornalismo", disse. E completou: "O JD é um instrumento de comunicação que dialoga com a sociedade e que mostra para a sociedade como tudo acontece. É um jornal prazeroso de ler, e essa é a principal virtude. Ética, profissionalismo e modo diferente de contar os fatos, três elementos básicos que nos fazem consumir o conteúdo do JORNAL DO DIA".

VALADARES FILHO - O deputado federal Valadares Filho acha que o JD agrega valores especiais que transmitem confiança e credibilidade para os leitores. "Parabenizo toda a equipe do Jornal do Dia que ao longo desses 10 anos tem levado notícias de qualidade com imparcialidade para os leitores sergipanos, tornando-se um dos mais importantes meios de comunicação de circulação diária no Estado".

CUT - O professor Rubens Marques, presidente da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT), disse acompanhar o JORNAL DO DIA desde a sua fundação. "O JD é o único meio de comunicação em Sergipe independente e sem interesses políticos. É um dos poucos jornais desse país que permanece independente, porque o que vemos aqui em Sergipe e no Brasil, é que os veículos de comunicação sempre possuem um político em sua administração, e isso é ruim para a democracia. Todos os dias o jornal contribui para que haja um debate plural, sem amarras que direcionem o leitor para criar opiniões da forma que os donos desejam. Obrigado por fazer parte da história coerente de Sergipe e dos trabalhadores", declarou.

SINDISAN - Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Sindisan), José Sergio Passos, o JD tem sido o único no Estado a se interessar pelas pautas dos trabalhadores. "Nós nunca passamos por um constrangimento no JD. Por várias vezes buscamos o apoio do jornal e sempre nos abriram as portas, ao contrario de outros que, mesmo a gente pagando, preferem não divulgar nossos atos", afirmou.

ANA LÚCIA -  A deputada estadual, professora Ana Lúcia Vieira ressaltou a legitimidade social do JORNAL DO DIA para todos os trabalhadores e estudantes de Sergipe. Leitora diária, a parlamentar destacou a oportunidade de o jornal apresentar textos coerentes e de variados correntes, que permitem o leitor a forma a respectiva opinião, sem manipulações tendenciosas. "O JD é mais um instrumento que a população de Sergipe tem para se manter bem informada, tendo a oportunidade de acesso à informação e de leituras das várias versões dos fatos. É um veículo de comunicação que dá o direito ao contraditório, contribuindo assim para o fortalecimento da democracia. Diversidade na mídia nunca é demais!", destacou.

CARLOS PINNA - O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Carlos Pinna de Assis, o JD tem contribuído para que as ações da Corte de Contas estejam mais transparentes na medida do possível. "O JD é fundamental para encurtar o elo entre população e TCE", entende.

ALEXANDRE PORTO - Na opinião do presidente da Associação Comercial, Alexandre Porto, é notório o compromisso ético do jornal junto aos seus leitores. "É um jornal impresso que está atento no dia a dia de tudo que acontece na sociedade, na nossa economia, na saúde, na educação, nas ações todas do Estado. É um veículo que tem crescido completa hoje dez anos de muito trabalho e amplo destaque. Eu acredito que o jornal continuará investindo cada vez mais na estrutura e na responsabilidade na divulgação de suas matérias, artigos e imagens".

Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário