terça-feira, 3 de janeiro de 2017

História da Gráfica J. Andrade



Gráfica J. Andrade acompanhou e testemunhou a evolução da literatura sergipana.

Fundada em 15 de setembro de 1964 por Jesonias Andrade, a Gráfica J. Andrade, desde então situada na Rua Lagarto, 322, em Aracaju/SE, durante todo esse período, vem se modernizando através da aquisição de maquinários e treinamento de seus profissionais. Tem como principais produtos livros e periódicos, folders, cartazes, panfletos, calendários, convites, rótulos entre outros. Dotada de uma moderna infra-estrutura, a Gráfica J. Andrade abriga, em seu parque gráfico, profissionais treinados e vários equipamentos no nível das melhores gráficas do Brasil, seja no setor de pré-impressão, impressão ou acabamento.

A pequena gráfica de Jesonias Andrade e sua mulher Maria Gonçalves Andrade, assumindo uma posição consciente de liberdade, não temeu os tempos difíceis da ditadura militar, que impôs censura à criação e à edição de textos. E assim, fiel aos princípios que adotou desde que foi criada e instalada, a Gráfica Editora J. Andrade, inicialmente denominada Indústria Gráfica J. Andrade Ltda, percorreu, com dignidade, mais de quatro décadas, sempre atendendo a sua clientela com qualidade e dedicação profissional.

Jesonias Andrade, nascido em 6 de novembro de 1904, em Nossa Senhora das Dores e falecido em Aracaju em 27 de agosto de 1994, era um homem simples, prático, mas de rara sensibilidade. Sabia distinguir os trabalhos, distribuindo-os na gráfica com paginadores e impressores, nas pequenas e velhas máquinas. Com o passar do tempo, adquiriu máquinas novas e deixou a parte comercial com o seu filho mais velho, Stênio Gonçalves Andrade, que, mais tarde, ajudado pelos irmãos Clóvis Gonçalves Andrade, José Augusto Gonçalves Andrade, o Duda, e por um grupo seleto de colaboradores, respondem pelo sucesso da empresa.

A Gráfica J. Andrade faz um nome na história empresarial de Sergipe, investindo com arrojo no parque gráfico, tendo autonomia de concorrência com centros mais adiantados, atualizando-se tecnologicamente e preparando mão-de-obra qualificada. De um pequeno folheto, do tamanho de um cordel, a um livro de arte, todo em policromia, a Gráfica J. Andrade acompanhou e testemunhou a evolução da literatura sergipana, imprimindo livros de muitos autores, como Carlos Britto, Dom Luciano Duarte, Jackson da Silva Lima, Santo Souza dentre muitos outros.

Texto e imagens reproduzidos do site: graficajandrade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário