quinta-feira, 16 de março de 2017

Juarez Conrado, jornalista, político e escritor (1931 - 2010)




Juarez Conrado,  jornalista,  político e escritor (1931 - 2010).

“O jornalista Juarez Conrado deixou em Sergipe um legado significativo de compromisso com a memória, com a informação, com a cultura sergipana. Acalentava projetos literários com a mesma seriedade e carinho com que lidava com a notícia, e por isso fez História..." (Marcelo Rangel).

Juarez Conrado nasceu na Bahia, radicado em Aracaju, e pelos serviços prestados a este Estado, foi reconhecido Cidadão Sergipano pela Assembléia Legislativa em título concedido no ano de 1995. Foi diretor da sucursal do jornal A Tarde (BA) em Sergipe e atuou em diversos veículos de comunicação do Estado.

A estréia literária acontece com Sindicato da Morte, pesquisa sobre o banditismo organizado no Nordeste Brasileiro, lançado em 1966. Em seguida, revela-se romancista e lança ‘A Dama da Noite’ e ‘O Último dos Coronéis’. Retoma o jornalismo investigativo no ano de 1983 e lança A Última Semana de Lampião, que foi adaptado para o cinema, num filme de 60 minutos de duração, totalmente gravado em Sergipe, com técnicos e artistas sergipanos.

No ano de 1990, incursa pelas veredas da Prosa e da Poesia e lança ‘O Grande Akuntô’, sobre a escravidão negra no Brasil. A obra foi traduzida para o francês, inglês e yorubá, e lançado simultaneamente na Nigéria, Angola e Zaire.

Juarez Conrado Dantas, faleceu em 25 de outubro de 2010.

Fonte: agencia.se.gov.br

Fotos/Reprodução:
F/1 - reproduzida do site: onordeste.com
F/2/3 - reproduzidas do blogdobrown.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário