segunda-feira, 17 de julho de 2017

Morre Viana Filho, a enciclopédia do futebol sergipano

Viana Filho morre aos 83 anos.
Foto: Acervo Pessoal.

Viana Filho, à esquerda, cumprimentando José Eugênio, outro crônista falecido em 2017.
Foto: Marcelo Freitas/Unit.

Publicado originalmente no site Globo Esporte SE., em 17/07/2017.

Morre aos 83 anos Viana Filho, enciclopédia do futebol sergipano.

Jornalista, radialista e escritor, ele guardava boa parte da memória do futebol de Sergipe e publicou o livro A História do Futebol Sergipano. Viana sofria de complicações respiratórias

Por GloboEsporte.com, Aracaju

Morreu na manhã desta segunda-feira o radialista, jornalista e escritor Viana Filho. "Tito", como era carinhosamente conhecido por parentes e amigos, tinha 83 anos e sofria de complicações respiratórias. O enterro acontece durante a tarde, às 16h, no Cemitério Santa Izabel, em Aracaju.

Viana Filho era considerado uma enciclopédia do futebol sergipano. Dedicou anos de sua carreira para pesquisar dados e histórias do futebol de Sergipe. Em 2014, ele publicou dois livros: A História do Futebol Sergipano e um outro sobre a crônica esportiva sergipana. Era dono de uma memória invejável. Ele tinha também um rico acervo de narrações esportivas das décadas de 60 e 70.

Cronistas esportivos que tiveram a oportunidade de viver e/ou trabalhar com Viana Filho falam com muita saudade do jornalista.

- Conheci Tito em 1964 quando cheguei na Rádio Cultura. Ele escrevia sobre o futebol do passado pois tinha um arquivo muito bom, inclusive com gols gravados por vários narradores. Tito era de uma humildade fora do comum que ia de encontro ao seu profundo conhecimento do nosso futebol. Como não gostava de usar o microfone ficou mesmo escrevendo. O rádio esportivo deve muito a Tito e o seu desenlace aumenta muito a lacuna que ficará porque seu trabalho como arquivista do esporte nem tem seguidor. Lamento perder mais um amigo e colega com quem tanto batalhamos pelo sucesso do futebol. Rogo agora ao Pai Oxalá que ilumine seu novo caminho - disse o narrador esportivo Antônio Barbosa.

- Lembro de quando ainda era pequeno e o ouvia pela Rádio Cultura aos domingos, no programa Revivendo, as jornadas que eram produzidas por ele, que sempre teve um grande arquivo com jornais, revistas, e sonoras. Era um historiador do futebol sergipano. Não trabalhei com ele, mas o conheci, pois sempre foi muito procurado pelos estudantesde jornalismo. O acervo dele é muito importante para a memória da imprensa sergipana - afirmou o comentarista, repórter e apresentador Cristiano Prado.

- Conheci o Viana Filho através da Rádio Cultura e de Carlos Magalhães, que foi chefe de uma equipe com esse cronista que infelizmente nos deixa hoje. Magalhães se referia ao "Tito", apelido de Viana, como um grande personagem da humanidade. Lembro que Carlos Magalhães falava assim no rádio: "dos arquivos de Viana Filho" - comentou o ex-narrador Alexandre Santos.

História

São poucos os guardiões da memória do futebol sergipano. Um deles era Viana Filho. Cronista Esportivo, iniciou a carreira na década de 50. Desde então passou a reunir todas as histórias que leu, pesquisou ou até viveu, e as contou em livro, intitulado “A história do Futebol Sergipano – desde 1907 a 1960”.

O interesse pela pesquisa começou quando, ainda jovem, no início da carreira como jornalista, recebia cartas de ouvintes com perguntas sobre uma história absolutamente desconhecida. Justamente por isso, se debruçou sobre os arquivos da Biblioteca Pública Epifânio Dória e do Instituto Histórico de Sergipe. Daí em diante, não parou mais.

- Conhecia-se apenas a lista dos campeões a partir de 1928, graças à esmerada organização do antigo presidente da Federação Sergipana de Desportos, Antônio Policiano de Vasconcelos, que em 1946, nos 20 anos de fundação da Liga Sergipana de Esportes Atléticos, publicou um relatório contendo os campeões oficiais de futebol e remo - ressaltou Viana Filho em entrevista concedida ao GloboEsporte.com em 2014.

Outro livro lançado por Viana Filho sobre a história da crônica esportiva sergipana, destacando os grandes profissionais na nossa imprensa que se dedicaram a cobrir futebol. O livro também traz outras curiosidades.

Texto e imagens reproduzidos do site: globoesporte.globo.com/se

2 comentários:

  1. Meus sentimentos à família e amigos, por que quase tudo já foi dito acima.

    ResponderExcluir
  2. .
    Publicado no blog de Ivan Valeça/Infonet/19.07.2017

    MORTE – O mundo esportivo sergipano ainda chora a morte do cronista Francisco Viana Filho, o “Tito”, que faleceu aos 78 anos. Numa época em que as emissoras de rádio impunham seu estilo de narrar futebol, Tito escrevia nos jornais locais ilustrando suas crônicas com charges que retratavam os momentos importantes do jogo. Como era dos melhores desenhistas da cidade, nos anos 50, Tito criou um estilo todo próprio escrevendo para a Gazeta de Sergipe, Sergipe Jornal, etc., entre tantos outros veículos de comunicação. Ele foi também, em um certo período, professor da Escola Técnica Federal de Sergipe.

    Texto reproduzido do site: infonet.com.br/blogs/ivanvalenca

    ResponderExcluir