quinta-feira, 7 de novembro de 2019

REGISTRO > Premiação de Ivan Valença pela ACESE, em 2014


Ivan Valença no momento que recebia um prêmio da Saúde

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 2 de dezembro de 2014

Ivan Valença será homenageado com prêmio da Acese

Figura importante na comunicação sergipana, o jornalista Ivan Valença será homenageado na próxima quinta-feira, 4, pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) com o prêmio Líderes e Vencedores – categoria destaque profissional. Com 57 anos de carreira, o jornalista que fundou o Jornal da Cidade a primeira empresa vídeo cassete de Sergipe, tem em seu extenso currículo passagens pelo Festival Internacional de Cinema de Cannes (França) e pela Mostra de Cinema de Milão, além de ter atuado como gestor nas pastas de Cultura do Estado e do Município.

O prêmio é entregue a personalidades sergipanas a cada dois anos e abrange oito categorias. Ivan Valença foi o escolhido para a categoria destaque profissional, que reconhece personalidades e trabalhos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento de ações empresariais no Estado.

“Não deixa de ser um orgulho, afinal um prêmio não se rejeita, principalmente, quando ele vem de uma entidade centenária e de respeito e prestígio junto à opinião pública. Só não sei se sou líder ou vencedor – na verdade, procuro sempre fazer o melhor como jornalista e cinéfilo”, comenta Ivan Valença.

Ele participa frequentemente dos chats de eleições do Portal Infonet 
Fotos: Arquivo Portal Infonet

Modesto, Ivan Valença deixa uma mensagem aos comunicadores sergipanos. “Não sei se devo ser tomado como exemplo para os mais novos. O conselho que posso dar é que, se você quiser fazer carreira no jornalismo, abrace-o com honestidade respeitando os seus leitores, seja em que mídia for. E ler, ler sempre, principalmente os assuntos de seu maior interesse. A formação de um uma base cultural é muito importante”, recomenda.

Currículo de dar inveja

Ivan Valença iniciou sua carreira como repórter em 1957. Já atuou nos jornais “Gazeta Socialista” e “Gazeta de Sergipe”. Em 1962, começou a escrever sobre cinema na coluna “Sétima Arte”. Foi redator na PPP (Pimentel Promoções e Publicidade) e em 1972 fundou, em sociedade com o publicitário Nazário Pimentel e o empresário Joaquim Ribeiro, o “Jornal da Cidade”. Também foi diretor presidente da Imprensa Oficial do Estado, que transformou em empresa, sob a denominação de Segrase. Participou duas vezes do Festival Internacional de Cinema de Cannes e também da Mostra de Cinema de Milão.

Fundou o Video Clube da Cidade, primeira empresa de vídeo-cassete de Sergipe e terceira do Nordeste, foi secretário adjunto de Cultura e presidente da Fundação Cultural de Aracaju, e adjunto e secretário de Estado da Cultura. Nos anos 80, fundou a empresa Composição Editora e Publicidade Ltda., uma gráfica especializada na edição de jornais para o interior do Estado.

Atualmente, produz para o “Jornal da Cidade”, o “Colunão”, que circula todos os domingos no primeiro caderno; e uma página de cinema; também tem colaborações em vários órgãos de Imprensa alternativa, tais como revista da Fecomércio, jornal Povão e jornal Folha Metropolitana. Também colabora com o Portal Infonet, onde participa ativamente dos vídeos chats das eleições e escreve sobre cinema e política.

Prêmio

A premiação escolhe dois Destaques Comunitários, sendo uma Entidade Pública ou Privada e outro, uma Pessoa Física. No Destaque Empresarial quatro setores (Comércio, Indústria, Agropecuária e Serviços) recebem a honraria. O prêmio também contempla uma pessoa de Destaque na Gestão pública e outra no campo profissional.

O evento também contará com a entrega da Comenda Manoel Prado Vasconcelos, que terá como primeiro homenageado, o ex-governador Marcelo Déda.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

*****************************************************************

Ivan Valença se torna “líder e vencedor” pela Acese (Foto: Portal Infonet)

Publicado originalmente no site do Portal INFONET, em 4 de dezembro de 2014

Ivan Valença recebe prêmio de destaque da Acese

Na noite desta quinta-feira, 4, o jornalista Ivan Valença foi homenageado mais uma vez. Com mais de 50 anos de carreira na profissão, o repórter Ivan Valença recebeu o prêmio Líderes e Vencedores, na categoria destaque profissional, pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). O jornalista tem em seu currículo passagens pelo Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França, e pela Mostra de Cinema de Milão.

O prêmio é dividido em oito categorias e entregue a cada dois anos a personalidades sergipanas. Ivan Valença foi escolhido para a categoria de destaque profissional, que reconhece trabalhos que apresentaram contribuição significativa para o desenvolvimento de Sergipe.

“Eu não sei fazer outra coisa na vida a não ser jornalismo”, foram as palavras de Ivan Valença. O jornalista falou dos anos de carreira que tem na profissão. “São 57 anos de carreira e eu queria mais 57 anos”, disse.

Ivan falou em ter ficado honrado com o recebimento do prêmio. “Me sinto extremamente honrado, porque afinal é uma escolha feita por uma entidade centenária a qual eu acompanho desde que comecei em jornalismo. É mais emocionante ainda porque não é uma entidade corporativa de jornalista, e sim do comércio”, explicou o jornalista. “Já fui dono de jornal, já fui dono de locadora de vídeo. Mas no fundo, no fundo, sempre fui uma coisa só: jornalista”, completou Ivan.

Ao longo da carreira

O jornalista Ivan Valença deu os primeiros passos no jornalismo em 1957. No estado, tem passagem pelos jornais “Gazeta Socialista” e “Gazeta de Sergipe”, e é também um dos fundadores do Jornal da Cidade, onde atualmente escreve.

“Seu Ivan”, como é carinhosamente chamado, colabora com diversos órgãos de imprensa alternativa e também com o Portal Infonet, onde escreve sobre política e cinema, além de colaborar com os chats durante as eleições.

Ivan Valença foi o precursor dos videoclubes de Sergipe. Ele criou a primeira empresa de vídeo-cassete do estado e a terceira da região Nordeste. O jornalista foi secretário adjunto de Cultura do estado e presidente da Fundação Cultural de Aracaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário