Publicado originalmente no site Cardquali, em 14 de março de 2014.
A importância da mídia impressa
Por Tatiana Apolinário.
Somos feitos de 5 sentidos. Isso faz parte da essência humana
e sempre fará.
Sentir, tocar, nos remete ao presente, ao agora. De certa
forma é estar com os pés no chão e a mente focada. Estar presente fisicamente
na vida das pessoas parece utopia. O relacionamento, as conversas, os olhares
não são presenciais, são virtuais. Um simples telefonema hoje é praticamente
uma surpresa para parte da população, 100% conectada, o tempo todo. A posição
atual do ser humano é com o pescoço para baixo, teclando com amigos, opinando
sobre assuntos diversos, compartilhando o que lhe agrada. Dentro e fora de casa
o comportamento das pessoas mudou. Mas apesar dessa nova era em que vivemos,
práticas tradicionais jamais deixarão de existir. Ao acordar, escovamos os
dentes, tomamos café da manhã, ficamos com a família, trabalhamos. O jornal
impresso ainda faz parte da manhã da maioria das famílias brasileiras. Este
tipo de leitura (e de revistas impressas também), independente da época, ainda
está presente em nosso cotidiano. Dificilmente, esta realidade mudará.
Com a popularização da internet e a banalização da
informação, nossas mentes (e corpos) são condicionados à rapidez desta
informação e a facilidade de encontrá-la.
O crescimento das publicações digitais nos fornece conteúdo
mais rápido, porém, muitas vezes, de pouco valor. Todo o processo, da pesquisa
do tema ao resultado final parece-me de uma prontidão inquietante. É preciso um
feedback mais humano, palpável, tangível. Antes, tínhamos que planejar a ida à
biblioteca para mergulhar nos livros e ter uma boa pesquisa em mãos. Hoje, os
buscadores online, 24 horas de prontidão, respondem o que você quer saber no
exato momento em que digitar o interesse. Qualquer assunto, tema, pesquisa ou
informações estão à sua disposição, com a diferença de que alguns dados (e não
são poucos) não são verdadeiros e podem comprometer todo o seu projeto. É uma
questão muito mais dos profissionais e experts envolvidos na publicação de um
livro, revista ou qualquer impresso, que elaboram algo mais aprofundado sobre
qualquer tema, do que qualquer indivíduo poder inserir informações na internet
sem nenhuma base de estudos. Obviamente, isso faz parte da nossa cultura atual
e a população sabe que as referências precisam ser muito bem analisadas na
internet. É maravilhoso, com o tempo escasso que temos, podermos contar com um
meio tão prático quanto o virtual. Porém, é preciso cuidado quanto a veracidade
das informações pesquisadas.
O cheiro do jornal em suas mãos, a beleza da diagramação e
brilho das folhas impressas de uma revista tem atualmente ainda mais valor, uma
junção de pequenos detalhes com lembranças de uma vida inteira. Até pouco tempo
atrás, estas publicações nos traziam as notícias da região, do país e do mundo.
Hoje, tudo está a distância de um clique.
Pode-se afirmar, de certo modo, que as publicações impressas
são de extrema relevância e inteligência, pois para fazer a impressão,
trabalhar na distribuição e procurar anunciantes gasta-se muito dinheiro e
precisa valer a pena.
O marketing das empresas está se adaptando as plataformas
digitais e off-line. É fato que divulgar seus produtos e serviços na internet
tem o custo menor do que fazer a publicação de um anúncio em revista, por
exemplo. Mas, para atingir todo o seu público, é fundamental a impressão de
materiais como cartão de visita, folder, banners e cartazes. Afinal, é preciso
estar presente na vida dos clientes e deixar sua marca fisicamente a cada
visita ou exposta no local de trabalho ou em determinado evento. Um bom exemplo
da importância do impresso no meio empresarial é a chamada “gestão a vista”,
que é praticada pelas maiores empresas do mundo e é uma ação reconhecida por
empresários e colaboradores. A “gestão a vista” nada mais é do que tornar as
ações da empresa visível para facilitar o acompanhamento de todos. Partindo
desse principio, temos tanta informação quando estamos conectados e vidrados na
frente do computador ou celular, que toda a praticidade e rapidez desse
conteúdo é facilmente esquecido e raramente fixado em nossas mentes. Esta é a
metodologia dos impressos: a certeza do palpável, o tangível, da textura, a
visibilidade e maior facilidade na memorização do que se lê.
A comunicação e o marketing atual traz a junção perfeita da
velocidade com o trivial, da ligeireza com o concreto. Estamos na era digital
das empresas, mas que não podemos esquecer do principal auxilio para o
impalpável que é a mídia impressa.
Em um meio obcecado pela tecnologia, que dificilmente
vivemos sem (fato), é necessário adequar o conteúdo para ambas as plataformas
para conseguir atingir todos os públicos e mercados. Basta ter a estratégia e
planejamento corretos e obter o máximo de cada um: a rapidez, impessoalidade e
praticidade do meio digital com os sentidos humanos à flor da pele das
publicações impressas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário