Publicação compartilhada do site PORTAL COMUNIQUE-SE, de 18 de outubro de 2021
Como ficou o novo Estadão impresso?
Por Julia Renó
Jornal trocou o formato standard pelo berliner.
O Estadão inaugurou, no último domingo, 17, um novo formato para as suas versões impressas. O modelo standard deu lugar ao berliner, seguindo uma tendência internacional, segundo o próprio veículo de comunicação. Mas, para além da mudança estética, outras novidades chegam junto com o novo formato.
As alterações, já vistas pelo público leitor do noticiário impresso, passam pela configuração interna, nova seção e troca no nome de caderno. Veja, na íntegra, quais serão as principais novidades, segundo comunicado enviado ao Portal Comunique-se:
As mudanças começam já na abertura do jornal, com a Coluna do Estadão agora na página 2. A seção Notas & Informações, com dois editoriais, será mantida na página 3. Dessa maneira, combinam-se bastidores do noticiário político e a Opinião do Estadão. O terceiro editorial passa a ser publicado junto ao noticiário.
De sexta a domingo, a nova seção A Fundo tratará de temas em profundidade, de qualquer área, em formato de grandes reportagens, perfis, entrevistas, infográficos e ensaios fotográficos.
Algumas matérias se tornarão mais analíticas e com abordagem detalhada, o que garantirá ao leitor mais profundidade, indo além das narrativas encontradas nas timelines dos canais digitais. Esses conteúdos serão identificados com destaque, com o selo Estadão Analisa.
O caderno E&N – Economia & Negócios, endereço de coberturas relevantes de macroeconomia, será igualmente reforçado na nova configuração e ganha as peças No seu bolso, com informações sobre os impactos do noticiário para a pessoa física, e Lições para você, com conteúdo útil para o aprimoramento profissional. Já o caderno Metrópole terá uma seção de saúde, além da cobertura de meio ambiente, educação, ciência, segurança pública, urbanismo e assuntos ligados à capital paulista e ao Estado de São Paulo. A editoria Internacional ganha a seção Histórias do Mundo, com curiosidades que acontecem em outros países. O caderno de Esportes mantém a cobertura dos principais campeonatos do País e dos grandes eventos mundiais.
O Caderno2, que na pandemia passou a se chamar Na Quarentena, se transforma no C2 – Cultura & Comportamento e abordará, além dos temas da área cultural (televisão, música, cinema, literatura, streaming, artes visuais e teatro), assuntos como turismo, gastronomia e receitas, compras e serviços, moda, arquitetura e decoração. Para aproveitar ao máximo o fim de semana, o leitor terá o Sextou!, com curadoria em roteiros de cinema, restaurantes, teatro, exposições, programas para crianças e shows.
Aos sábados, será publicado o novo caderno BE – Bem-estar, com conteúdo voltado para auxiliar o leitor a viver mais e melhor: saúde – com foco na prevenção –, alimentação saudável e nutrição, exercícios e saúde mental estarão entre os temas abordados.
O jornal também passa a publicar, diariamente, conteúdos propositivos e inspiradores, na seção Para fechar… Uma Boa História.
Pensado para os leitores
Em comunicado, a empresa destaca que toda a mudança no tradicional veículo impresso foi pensada de acordo com as preferências dos leitores, ressaltando a relação entre o jornal e o seu público.
“O mais importante é a relação do leitor com o Estadão, e ouvindo os clientes, foi possível lançar no mercado um novo produto, que está mais fácil de manusear, mais confortável para ler, com novos cadernos, novas seções e muito mais conteúdos”, aponta o material.
João Caminoto, diretor de jornalismo do Estadão, também comentou o assunto e afirmou que a nova configuração, assim como o novo formato utilizado, são fruto de uma pesquisa que teve como objetivo equilibrar a modernidade e a tradição do jornal.
Série no YouTube
No YouTube, o jornal criou uma playlist de vídeos que destacam as novidades do veículo de comunicação. Os conteúdos ensinam como manusear o novo formato, apresenta as principais mudanças e contam com a participação de colunistas do periódico.
Texto e imagem portal.comunique-se.com.br e vídeo do YouTube
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