terça-feira, 22 de abril de 2025

A morte do jornalista sergipano, Ivan Valença, aos 81 anos

Foto reproduzida do Google e postada pelo blog

Publicação compartilhada do site INFONET, de 21 de abril de 2025 

Entidades e autoridades lamentam morte do jornalista Ivan Valença

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o governador Fábio Mitidieri e senador Rogério Carvalho estão entre as entidades e autoridades que lamentaram a morte do jornalista Ivan Valença, aos 81 anos, nesta segunda-feira, 21. Com mais de seis décadas de atuação, Seu Ivan, como era carinhosamente chamado, é um dos grandes nomes do jornalismo sergipano e um dos fundadores do Portal Infonet.

Em nota conjunta, o Sindijor/SE e a Fenaj lamentaram profundamente a perda e destacaram o papel fundamental do jornalista na formação de gerações e no fortalecimento da profissão. “Ivan foi uma indiscutível referência na apuração dos fatos e produções textuais responsáveis por formar múltiplas opiniões com base na verdade. Idealizador de projetos direcionados para o universo da comunicação social, sinônimo de exemplo para acadêmicos e jornalistas diplomados, além de exímio apreciador das múltiplas manifestações artísticas e culturais.

“Com o coração repleto de gratidão e saudades, emitimos os mais sinceros e fraternos votos de pesar aos familiares e amigos. Rogamos para que eles possam encontrar conforto nesse momento em que as palavras se apequenam diante da tristeza, bem como da grandeza deste ícone da comunicação sergipana.”

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, também lamentou a partida de Ivan Valença. “O jornalismo sergipano se despede de um mestre visionário da comunicação e amante do cinema. Ivan foi repórter, assessor, secretário da Cultura e fundador do Jornal da Cidade, um inovador incansável, que transformou a forma de informar e contar histórias”, afirmou, destacando a curiosidade insaciável e a inteligência que marcaram sua carreira.

Já o senador Rogério Carvalho exaltou a ética e a coragem de Ivan. “Sua voz firme, seu compromisso com a verdade e sua paixão por Sergipe marcaram gerações. Ivan deixa um legado de ética, coragem e dedicação à comunicação pública. Sergipe perde um mestre das palavras. Ivan Valença, presente!”, escreveu.

A AVBR Produções, produtora sergipana realizadora do Festival Curta-SE, também comentou a morte do jornalista. “A história do audiovisual sergipano tem muito da história desse entusiasta do cinema. Nossa eterna gratidão ao grande jornalista Ivan Valença pela sua contribuição para o audiovisual sergipano. Nosso muito obrigada por toda dedicação e carinho com Festival Curta-Se”.

O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, disse que recebeu com tristeza a notícia. “Recebi com tristeza a notícia sobre o falecimento de Ivan Valença, um dos grandes nomes da comunicação sergipana. Ivan foi um jornalista brilhante, com quase sete décadas de dedicação à imprensa, à cultura e ao cinema. Pioneiro na área, começou ainda adolescente e marcou gerações com seu talento, senso crítico e paixão pela informação, contribuindo de forma inestimável para o jornalismo do nosso estado. Aos familiares, amigos e colegas de profissão, meus sentimentos. Que Deus conforte e fortaleça a todos neste momento”.

Por Verlane Estácio

Texto reproduzido do site: infonet com br

-----------------------------------------------------------------

Publicação compartilhada do site INFONET, de 21 de abril de 2025

Morre Ivan Valença, um dos grandes nomes do jornalismo sergipano

Um dos grandes nomes do jornalismo sergipano, o jornalista Ivan Valença, faleceu nesta segunda-feira, 21. A informação foi confirmada por familiares. “Seu Ivan”, como era conhecido, foi pioneiro no webjornalismo em Sergipe e um dos fundadores do Portal Infonet, onde possuía uma coluna sobre política e colaborava com a seção de cinema.

A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório será realizada nesta terça-feira, 22, a partir das 7h, no Osaf. O sepultamento ocorrerá às 11h, no Cemitério da Cruz Vermelha.

O Portal Infonet lamenta, com imenso pesar, a partida de Ivan Valença — não apenas um grande nome na nossa trajetória, mas também um amigo querido, conselheiro generoso e referência para todos que fazem parte da equipe. Com seu olhar sensível e sua escrita afiada, Seu Ivan ajudou a moldar o jornalismo digital em Sergipe e compartilhou conosco sua paixão pelo cinema, pela política e pela vida. Seu legado permanecerá vivo em cada linha escrita, em cada jornalista que inspirou e em cada memória que deixou entre nós. O jornalismo sergipano se despede de um mestre.

Homenagem em vida

Em 2008, o Portal Infonet prestou uma homenagem em vida ao jornalista Ivan Valença pelos seus 50 anos de trajetória na comunicação. A série especial, publicada ao longo daquele ano, foi um tributo ao legado de um profissional que marcou gerações com sua dedicação ao jornalismo sergipano, sua paixão pelo cinema e sua sensibilidade com as transformações da sociedade... (Publicações compartilhadas em postagens com marcador IVAN VALENÇA, no blog MEIO IMPRESSO).

Com mais de 60 anos dedicados à comunicação, Ivan Valença iniciou sua carreira como repórter em 1957. Passou por veículos como Gazeta Socialista e Gazeta de Sergipe, e desde 1962 escrevia sobre cinema, uma de suas grandes paixões.

Em 1972, fundou o Jornal da Cidade ao lado de Nazário Pimentel e Joaquim Ribeiro, onde seguia atuando com a coluna dominical “Colunão” e uma página sobre cinema. Foi também redator da Pimentel Promoções e colaborador frequente de veículos como a revista da Fecomércio, os jornais Povão e Folha Metropolitana, além do portal Infonet, do qual foi um dos fundadores, assinou colunas sobre cinema e política e participou dos vídeo chats em períodos eleitorais.

Na vida pública, foi secretário-adjunto de Cultura de Sergipe, presidente da Fundação Cultural de Aracaju e secretário de Estado da Cultura. À frente da Imprensa Oficial, liderou a criação da Segrase.

Foi pioneiro ao fundar o primeiro video clube de Aracaju e, nos anos 1980, criou uma gráfica voltada à produção de jornais para o interior. Representou Sergipe em festivais internacionais de cinema, como Cannes e Milão.

Por Verlane Estácio.

Texto reproduzido do site: infonet com br

--------------------------------------------------------------

Publicação compartilhada do site DESTAQUE NOTÍCIAS, de 22 de abril de 2025

Ivan Valença: meu mestre, com carinho
Por Raquel Almeida *

Hoje, escrevo com o coração pesado e os olhos marejados de lágrimas ao me despedir do meu amigo, meu colega de profissão, mas, sobretudo, meu MESTRE, Ivan Valença. Seu falecimento me deixa desolada, mas também profundamente grata por ter tido a oportunidade de conhecê-lo e aprender tanto com ele.

Desde o momento em que pisei na redação do Portal Infonet pela primeira vez, a seu convite, fui acolhida pela sua presença calorosa e encorajadora. Ivan não era apenas um colega, mas um verdadeiro mentor. Cada conselho seu era um tesouro, e sua paixão pelo jornalismo era uma chama que iluminava a todos ao seu redor.

Lembro-me, com saudade, de nossas conversas, que iam de temas como cinema a política, das viagens às sugestões diárias de pautas; das vezes em que me ajudou a lapidar uma matéria, do seu olhar atento aos detalhes e do seu compromisso com a notícia. Seu grande conhecimento e experiência, acompanhados de tanta simplicidade e generosidade, eram um aprendizado diário para mim — especialmente por já ter vivenciado, em outros locais de trabalho, tantos egos e tão poucos fundamentos.

Sua preocupação com o jornalismo e sua visão da profissão também o tornaram precursor de alguns veículos de comunicação do Estado, a exemplo do Jornal da Cidade e do Portal Infonet. Além disso, abriu uma gráfica no final da década de 70 que rodava jornais alternativos. Sua coragem e determinação em implementar veículos de comunicação que realmente servissem à comunidade e abrissem espaço de trabalho para os colegas sempre foram uma inspiração para mim. E sua capacidade de liderar com gentileza e sabedoria é um exemplo a ser seguido.

Não posso deixar de lembrar o legado que você deixou em Sergipe com seu amor pelo cinema. Desde as críticas cinéfilas no Jornal de Sergipe, passando pela criação de um cineclube, pela participação, algumas vezes, no Festival de Cannes como jornalista internacional e na Mostra de Cinema de Milão, até ser proprietário de uma das primeiras locadoras de fitas de vídeo no Estado — você sempre buscou aproximar mais pessoas da sétima arte.

A saudade é imensa. Seu trabalho é muito maior do que posso resumir aqui, mas, mais do que isso, é em meu coração que você deixou uma marca profunda. Em cada conselho dado, em cada história compartilhada, em cada desafio superado ao seu lado, ou em cada projeto de sucesso.

Nos momentos difíceis, eu sempre busquei sua orientação, sua serenidade e sua visão clara. Lembro-me, por exemplo, de quando recebi meu primeiro processo judicial, movido por um político insatisfeito. Jovem e preocupada, fui procurá-lo para saber o que fazer, e você me disse: “Não se preocupe. Você ouviu os dois lados e tem provas do ocorrido. Um repórter que não incomoda e não recebe um processo judicial não está fazendo um bom trabalho. Parabéns!”

Agora, ao me despedir de você, quero agradecer do fundo do meu coração por ter acreditado em mim, por me indicar como editora do Portal Infonet e por ser uma inspiração constante. Sua influência continuará viva em cada linha que eu escrever e em cada história que eu contar.

Descanse em paz, querido amigo. Seu legado é eterno! Obrigada por tudo.

* É jornalista, assessora de comunicação e editora experiente. Mais de 20 anos trabalhando na área de Comunicação, dentre eles 14 anos como editora do Portal Infonet. Especializada em Comunicação Digital, Web Jornalismo, Novas Mídias e EAD.

Texto reproduzido do site: destaquenoticias com br

---------------------------------------------------------------

Publicação compartilhada do site RADAR SERGIPE, de 21 de abril de 2025 

Morre Ivan Valença, pioneiro do jornalismo sergipano

Morreu hoje, dia 21 de abril de 2025, o conhecido jornalista Ivan Valença, um dos mais destacados jornalistas de Sergipe.

Faleceu no início da noite de hoje (21/04), aos 81 anos, o conhecido jornalista Ivan Valença, que estava acometido de alzheimer há pelo menos uns três anos, tempo em que lutou bravamente contra a doença.

Ivan Macedo Valença foi um notável e respeitado jornalista sergipano, atividade que começou a excercer ainda adolescente, aos 13 anos, no antigo Sergipe Jornal. Ao completar 14 anos, no ano de 1958, passou a trabalhar no jornal Gazeta de Sergipe, atuando como repórter. Em 1971, juntamente com o também jornalista Nazário Pimentel, fundou o Jornal da Cidade, informativo impresso em off-set e com moderna diagramação, que a princípio circulava semanalmente, às segundas-feiras.  

Tempos depois, o Jornal da Cidade passou a circular diariamente, até ser adquirido pelo empresário Augusto Franco, em 1976. Ivan Valença continuou escrevendo para o veículo de comunicação tendo,inclusive, assinado colunas políticas. 

Amante do cinema, Ivan Valença era profundo conhecedor da chamada sétima arte. Frequentador assíduo das salas de cinema da capital sergipana, era um "devorador" de filmes, um crítico por excelência. Tinha vasto conhecimento das grandes produções cinematográficas, seus atores, diretores e produtores. 

Por vários anos, foi proprietário de uma locadora de filmes, cujo acervo se destacava das concorrentes, não apenas pela vasta quantidade de películas mas, principalmente, pela qualidade e diversidade de gênero.

Ivan Valença era casado com Ana Valença, de quem ficou viúvo recentemente. Ultimamente, ele morava com a irmã, Eleonora Macedo Valença, em Aracaju.

O velório será realizado a partir das 7h, desta terça-feira, 22 de abril, no Velatório OSAF, localizado na rua Itaporanga, em Aracaju. O sepultamento ocorrerá às 11h, desta terça-feira (22/04), no Cemitério da Cruz Vermelha.

Texto reproduzido do site: radarse com br

Nenhum comentário:

Postar um comentário