Novo projeto gráfico ÉPOCA
Foto: ÉPOCA
Publicado originalmente no site da revista ÉPOCA, em 01/03/2018
‘ÉPOCA’ tem novo projeto editorial e gráfico
Revista trará grandes reportagens e conteúdo exclusivo.
Assinantes de GLOBO e Valor terão exemplar sem custo
A revista ÉPOCA lança nesta sexta-feira (2) seu novo projeto
editorial e gráfico. No ano em que completa duas décadas, a publicação inaugura
um posicionamento inédito entre as revistas semanais no país: deixa de lado o
resumo dos fatos e concentra atenção em conteúdo relevante, exclusivo e
original para a leitura no fim de semana. Já a partir de amanhã, ÉPOCA
circulará às sextas-feiras também com o GLOBO e o Valor Econômico, para os
respectivos assinantes dos jornais.
— Passamos a distribuir a ÉPOCA sem acréscimo de custo para
os assinantes do GLOBO e do Valor, reiterando nosso esforço em ter um produto
completo, prazeroso e indispensável para o fim de semana, que é quando as
pessoas têm mais tempo para o consumo de impressos. Será um produto
absolutamente complementar aos nossos jornais. A gente vai se debruçar sobre
pautas surpreendentes, quentes mas não previsíveis no dia a dia, seja com
perfis inéditos, análises ou reflexões, sempre com uma narrativa própria — destacou
Frederic Kachar, diretor-geral de Mídia Impressa do Grupo Globo.
A reformulação, sublinha ele, é completa, abrangendo todas
as frentes de produção de conteúdo. ÉPOCA passa a fazer parte de uma redação
integrada com os jornais O GLOBO, Extra e Expresso.
— Trata-se de um produto com um conceito totalmente novo,
que não existe nem no Brasil nem no mundo, porque evita o tradicional resumo da
semana e integra repórteres, fotógrafos e editores de vários veículos. É um
projeto fascinante. Uma chance de explorar o conteúdo em multiplataformas
impressas, visuais e digitais, e com marcas que têm em comum a credibilidade —
diz Ruth de Aquino, diretora editorial de O GLOBO, ÉPOCA, Extra e Expresso.
A diretora de Redação da ÉPOCA, Daniela Pinheiro, afirma que
o objetivo principal da revista é oferecer jornalismo de alta qualidade,
trazendo grandes reportagens com narrativa literária. Não faltarão bons perfis,
análises, entrevistas, além de mais fotos, áudios e vídeos, sempre perseguindo
a meta de ir fundo nos temas tratados.
— Seremos uma leitura imprescindível. Vamos fazer recortes
exclusivos em reportagens sobre pessoas e situações. Não vamos cobrir tudo, mas
vamos pautar, em vez de sermos pautados. Vamos tratar de outros temas que vão
além da pauta semanal, com uma grande liberdade para ousar em assuntos, colocar
outros pontos em discussão — explica Daniela, que se orgulha de ter participado
da primeira equipe da ÉPOCA, há 20 anos, atuando como repórter em Brasília.
COMPROMISSO COM A TRANSPARÊNCIA
A revista pretende também lançar séries de reportagens que
poderão ser atualizadas on-line e acompanhadas em episódios. Terá ainda
conteúdo digital, como minidocumentários, podcasts e vídeos. Uma das novidades
será o uso de diferentes formatos para contar os bastidores de reportagens e
que serão produzidos com exclusividade para a plataforma digital da ÉPOCA.
— Neste momento em que se fala de notícias falsas e da
credibilidade da imprensa, os leitores têm muita curiosidade para saber como as
reportagens são feitas: quem escreveu, que experiência tem para tratar daquele
assunto? E nós vamos mostrar isso seguindo o conceito do Trust Project, uma
ideia que nasceu na Universidade de Santa Clara, na Califórnia, e que no Brasil
já é trabalhada pelo Projeto Credibilidade, desenvolvido pelo Projor. O foco
está na transparência — destaca Daniela, enfatizando que o GLOBO já integra o
Credibilidade e que esse compromisso com a transparência na informação será
levado adiante pela ÉPOCA.
Novos colunistas se unem ao time de especialistas que já
escrevem regularmente para a revista. Monica Baumgarten de Bolle, professora da
Universidade Johns Hopkins, falará sobre economia; Marcos Nobre, professor da
Unicamp, se dedicará à política; o jornalista Hélio Gurovitz escreverá sobre
literatura e ideias; Paulo Roberto Pires, escritor e professor da UFRJ, cuidará
dos temas de cultura e sociedade; e Conrado Hübner Mendes, professor da USP,
estará voltado a assuntos nacionais e também políticos.
MUDANÇA TAMBÉM DIGITAL
A revista muda de cara para que sua leitura seja mais
prazerosa, visualmente mais limpa e concisa, com projeto gráfico que valoriza a
fotografia, assinado pelos designers Claudia Warrak e Raul Loureiro.
— A reformulação será completa e envolve o ambiente digital,
já que o site e o aplicativo também terão uma cara nova. A ÉPOCA já nasceu com
uma proposta de ser diferente, em 1998. Agora, depois desses 20 anos, é um bom
momento para a gente refletir e fazer ajustes de rota — explica Kachar.
O executivo destaca ainda que a nova ÉPOCA — que terá uma
circulação semanal de mais de 500 mil exemplares e 5,9 milhões de usuários
únicos no ambiente digital — faz parte dos esforços para aprimorar as edições
de fim de semana do GLOBO, que vem desde a reformulação da revista Ela e da
criação do Segundo Caderno+.
— A nova ÉPOCA, com reportagens surpreendentes, é também um
passo fundamental no caminho de valorização da assinatura do GLOBO, que
recentemente agregou produtos e conteúdos exclusivos nas plataformas digitais —
diz Alan Gripp, diretor de Redação do GLOBO.
Novos colunistas ÉPOCA (Foto: Editoria de Arte)
A mudança inaugura uma experiência única em jornalismo no
país, com a produção para impresso e digital de quatro marcas feita na redação
integrada, uma das maiores na América Latina, contando com mais de 400
profissionais.
— O Valor, como a maioria dos grandes jornais de economia,
tem cinco edições semanais. Ao trazer para seus assinantes a ÉPOCA, está
proporcionando aos leitores mais do que uma sexta edição. Com o EU&Fim de
Semana e agora com a ÉPOCA, o jornal oferece quantidade e qualidade de
informação e análise para leitura durante todo o fim de semana. A ÉPOCA se
distingue também pela independência editorial e pela relevância de suas reportagens
— afirma a diretora de Redação do Valor, Vera Brandimarte.
Além da circulação da revista às sextas-feiras para os
assinantes do GLOBO e do Valor, a opção de assinar apenas a revista está
mantida. O leitor poderá ainda escolher comprar a edição em bancas do país, com
o preço de capa de R$ 15.
Texto e imagens reproduzidos do site: epoca.globo.com
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