terça-feira, 22 de maio de 2018

Morre Alberto Dines (1932 - 2018)

Imagem reproduzida do site: observatoriodaimprensa.com.br

********************************************

Crédito:Ana Paula Oliveira Migliari/TV Brasil/EBC

Alberto Dines morre aos 86 anos

Redação Portal IMPRENSA | 22/05/2018 

O jornalista, professor universitário, biógrafo e escritor, Alberto Dines, morreu nesta terça-feira (22). Ele tinha 86 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

A informação foi publicada nos principais sites brasileiros. Entre eles, G1, JB, O Globo, UOL, Estadão e Exame.

Dines escreveu para a IMPRENSA nos anos 90. Ele era autor da coluna “O Circo da Notícia” na qual fazia uma análise sobre o trabalho da imprensa e falava sobre temas da atualidade. 

Nessa entrevista, publicada em maio de 1990, com o título “O repórter dos séculos”, ele analisou a técnica e a ética do jornalismo.

Nesta Pensata, publicada em novembro de 1992, com o título  “O Circo da Notícia”, Dines deu origem à coluna que passou a escrever posteriormente na IMPRENSA.

Em uma entrevista que ele concedeu em novembro de 1993, o jornalista falou sobre  “Patrões estão mais preocupados em manter o orçamento do que fazer jornal” e se martirizou ao ver o jornal de domingo ser fechado na sexta-feira.

Seu primeiro texto como colunista da IMPRENSA para a coluna “O circo da notícia”, em setembro de 1994, teve o tema “Quando a imprensa vai para o picadeiro corre o risco de tomar o lugar do palhaço ou ser engolida pelos leões”.

Na coluna “O Circo da Notícia”,  em junho de 1995, quando retornou de Lisboa para o Brasil, após sete anos, os jornalista destacou ˜Os 7 enigmas da in-co-mu-ni-ca-bi-li-da-de”.

Fundador do Observatório da Imprensa, em 1990, Dines foi um dos primeiros jornalistas a atuar como ombudsman e criticar a mídia brasileira.

Ele iniciou a sua carreira no jornalismo em 1952 na revista A Cena Muda. No ano seguinte, passou a escrever para a recém-fundada revista Visão. Também passou pela revista Manchete, Última Hora, jornal Tribuna da Imprensa, então pertencente ao Jornal do Brasil.

Em 1960, convidado por João Calmon, dirigiu o jornal Diário da Noite, dos Diários Associados, pertencente a Assis Chateaubriand.

Já em 1962 tornou-se editor-chefe do Jornal do Brasil, no qual permaneceu durante doze anos; depois de anos driblando a ditadura à frente do Jornal do Brasil, foi demitido em junho de 1973 justamente por publicar um artigo que contrariava a direção do jornal, ao criticar a relação amistosa de seus donos com o governo do estado do Rio de Janeiro.

No ano seguinte foi para os Estados Unidos, onde foi professor-visitante na Universidade de Colúmbia. Voltou ao Brasil, em 1975, convidado por Cláudio Abramo para ser diretor da sucursal da Folha de S.Paulo no Rio de Janeiro. Em 1980, deixou este jornal e passou a colaborar no O Pasquim.

O Observatório da Imprensa divulgou uma nota lamentando a morte do jornalista.

“É com profunda tristeza que a equipe do Observatório da Imprensa comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Dines (1932-2018), na manhã de hoje no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Estamos preparando uma edição especial sobre o legado do Mestre Dines a ser publicada em breve.”

Texto e imagem reproduzidos do site: portalimprensa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário