A nova sede da EXAME, em São Paulo: além do jornalismo independente,
investimentos, educação e eventos (Foto: Leandro Fonseca)
Publicado originalmente no site da revista EXAME, em 26 de março de 2020
A transformação em meio ao caos
A nova edição da EXAME marca um recomeço num momento dos
mais desafiadores. Uma certeza: conteúdo de qualidade nunca foi tão importante
Por Lucas Amorim
A edição da EXAME que você tem em mãos marca um relançamento
em meio a uma confluência de incertezas. Para começar, o jornalismo vive uma
revolução, puxada pelos smartphones e pelas redes sociais, e é colocado
diariamente à prova com a disseminação crescente de notícias falsas. A segunda
incerteza é a crise econômica brasileira, que nos últimos cinco anos acelerou a
fuga de anunciantes e de assinantes. A terceira apareceu nas últimas semanas,
parou países, virou sua rotina e seus negócios de cabeça para baixo e colocou a
economia global em xeque — a pandemia global da covid-19. Neste cenário tão
imprevisível, a EXAME inicia um novo capítulo de sua história com a certeza de
ser cada vez mais relevante para a construção de uma sociedade livre, dinâmica e
justa.
Fundada em 1967 pela Editora Abril e comprada em dezembro de
2019 pela holding que controla o banco de investimento BTG Pactual, a EXAME se
reinventa para continuar líder na produção de conteúdo de ponta e absolutamente
independente sobre economia, finanças e negócios no Brasil. Esta edição da
revista impressa é um marco nessa transformação — mas está longe de encerrar a
transformação. A revista EXAME seguirá quinzenal, porém muda de forma para se
conectar aos novos tempos. A começar pelo visual. Seu logotipo — que agora é
usado também nos canais digitais — ficou mais leve e moderno.
A primeira edição, de 1967: a nova revista tem mais
variedade de fontes, ilustrações e infográficos
A revista passa a ter uma variedade maior de fontes, com
mais espaço para fotos maiores, ilustrações e infográficos. Uma organização de
informações mais diversa e contemporânea, como resume nossa diretora de arte,
Carolina Gehlen. A partir desta edição a revista EXAME tem uma grande seção
de abertura, com notas e reportagens que trazem nosso olhar sobre os temas
quentes da quinzena, e apontam para as tendências que vão mudar a rotina dos
leitores. Toda edição vai trazer uma entrevista com um nome importante da
economia, dos negócios ou do comportamento, sempre com o intuito de fazer com
que você, leitor, pense para além de suas convicções — nem que seja para
reforçá-las. A EXAME começa também a publicar reportagens mais extensas, com
espaço para discussões aprofundadas sobre os grandes temas da atualidade e com
um apuro visual que há de chamar sua atenção já a partir desta edição. Terá,
ainda, novos colunistas e uma turbinada seção de estilo de vida para fazer a
EXAME ainda mais presente em seu dia a dia.
Mais reportagens de temas como tecnologia, ciência e
capitalismo consciente discutirão como o país e a sociedade podem avançar.
Assim como mais grandes histórias de empreendedores e de personalidades que
estão mudando o Brasil e o mundo. A EXAME seguirá questionadora, aproveitando
as grandes pautas para trazer grandes reflexões — como no pacote de reportagens
desta edição. Esse norte vale para a revista impressa, mas vale sobretudo para
nossos canais digitais, prioridade absoluta de uma publicação conectada com o
Zeitgeist de 2020. Além de site, aplicativo e redes sociais, a EXAME passa a
ter newsletters, podcasts e séries em vídeo para retratar da forma mais plural
e dinâmica o desenvolvimento do capitalismo do Brasil e do mundo.
A crise do coronavírus é uma prova de fogo para a equipe da
EXAME, que está trabalhando majoritariamente de casa, e focada em levar
informação ágil e analítica para a tomada rápida de decisões em momentos de
instabilidade. O site da EXAME foi o primeiro veículo brasileiro a liberar a
necessidade de assinatura para a leitura de reportagens sobre o coronavírus —
depois, foi mais uma vez pioneiro em abrir todo o nosso conteúdo. O jornalismo
de primeira linha nunca foi tão importante quanto nestes tempos bicudos. Prova
disso é que o site da EXAME teve, entre os dias 15 e 22 de março, a maior
audiência semanal da história, com 15 milhões de leitores.
A equipe da nova EXAME (em foto no início de março):
home
office e recordes de audiência (Foto: Rafael Cusato)
A partir de agora, a EXAME produzirá também outras
modalidades de conteúdo — igualmente fundamentais para o crescimento pessoal e
profissional da audiência. Além do jornalismo, passa a ter três novas frentes
de negócios. A primeira delas, já na rua, é a EXAME Research, plataforma de
produção de relatórios e de conteúdos de investimento para pessoas físicas que
vai abordar temas como imóveis, renda fixa, fundos e ações. O público-alvo são
os milhões de brasileiros que nos últimos anos, impulsionados pela redução das
taxas de juro, começaram a diversificar seus investimentos deixando o conforto
da poupança. As últimas semanas de pânico nas bolsas reforçaram a importância
de conteúdos embasados e responsáveis para os mais variados perfis de
investidores — dos mais aos menos arrojados. “Os profissionais que antes
atendiam apenas grandes investidores institucionais passam a estar acessíveis
aos nossos assinantes. Conteúdo de alta qualidade é cada vez mais importante
para entender e saber como agir neste momento tão complexo”, diz Renato Mimica,
diretor da EXAME Research.
Outra nova frente de negócios da nova EXAME é educação, com
a marca EXAME Academy. Sob a liderança de André Portilho, a EXAME vai produzir,
fazer curadoria e distribuir cursos livres sobre temas como a importância da
renda fixa e como investir em opções. Terá cursos e aulas magnas com nomes de
referência nos mais variados assuntos — do megainvestidor Luiz Barsi a
especialistas em comportamento. “Precisamos capacitar melhor e em maior
quantidade a nossa população. Nascemos com a mentalidade de oferecer
aprendizado e capacitação contínuos nas áreas de competência do futuro, como
tecnologia, finanças, empreendedorismo, inovação e carreira”, diz André
Portilho. A terceira nova frente de negócios da EXAME é batizada de Experience,
e vai ampliar o peso e dinamizar a importância dos eventos para nosso futuro, a
começar pela MELHORES E MAIORES (quando esta crise passar, reunir-se para
aprender e debater continuará sendo uma experiência única).
“A nova EXAME é uma empresa de tecnologia e de conteúdo. Com
jornalismo, análise e educação, vamos produzir alto impacto social. Queremos
mudar a vida de nosso público com ferramentas e informações que o ajudem a
tomar as melhores decisões — e assim saber como sair mais forte, inclusive de
momentos difíceis como o atual”, diz Pedro Thompson, presidente da EXAME. Como
há 52 anos, contamos com você nesta nova fase.
Texto e imagens reproduzidos do site: exame.abril.com.br
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